Projeto de Crivella que cria cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotados é aprovado

Projeto de Crivella determina que superdotados sejam identificados para melhor atendê-los

Com a criação do cadastro será possível fomentar a execução de políticas públicas destinadas a esses estudantes.

 

Brasília (DF) – Aprovado nesta terça-feira (24), na Comissão de Educação (CE), substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei (PLS 254/2011), de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que determina a identificação, o cadastramento nacional e o atendimento dos “estudantes com altas habilidades ou superdotação”.

Com a criação do cadastro será possível fomentar a execução de políticas públicas destinadas a esses estudantes, permitindo “explorar a plenitude das capacidades do alunado cadastrado”. “O Brasil carece de uma política de estímulo às pessoas com altas habilidades e superdotadas, desperdiçando muitos talentos que poderiam contribuir, de maneira significativa, para o desenvolvimento nacional”, afirmou Crivella em sua justificativa para o projeto.

Projeto de Crivella determina que superdotados sejam identificados para melhor atendê-losO senador destaca, ainda, que é necessário criar mecanismos para identificar alunos superdotados para as ciências, as artes, a literatura e os esportes, para que possam desenvolver seus talentos e não sofram discriminações. “O reconhecimento de sua condição não é trivial. Somente testes aplicados por psicólogos podem fazer o diagnóstico correto. A identificação precoce é muito importante, especialmente, em crianças de baixa renda. Isso exige uma capacitação específica dos profissionais da educação”, enfatizou o senador em artigo publicado na Folha de São Paulo.

Segundo o Crivella, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cerca de 5% da população tem algum tipo de alta habilidade. Em termos da população escolar da educação básica, isso equivale a mais de 2,5 milhões de alunos. No entanto, o Censo Escolar de 2014 reconhece apenas 13 mil alunos nessa condição.

A proposta será encaminhada para o Plenário do Senado. Não havendo alterações, segue para sanção da presidente da República.

Texto e foto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest