Projeto de Crivella assegura assistência psicológica a atletas profissionais

Projeto de Crivella assegura assistência psicológica a atletas profissionais

O texto altera o inciso III do artigo 34 da Lei Pelé (Lei 9.615/1998), que institui normas gerais de desportos.

 

Brasília (DF) – Clubes podem ser obrigados a oferecer atendimento psicológico aos atletas profissionais para ajudá-los a enfrentar o estresse e a ansiedade antes e após os jogos. É o que prevê projeto (PLS 13/2012), do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde receberá decisão terminativa. O texto altera o inciso III do artigo 34 da Lei Pelé (Lei 9.615/1998), que institui normas gerais de desportos.

Crivella observa que a Lei Pelé já obriga a entidade de prática desportiva a assegurar assistência psicológica aos atletas em formação. Contudo, ele defende que clubes empregadores também tenham a obrigação de cuidar da saúde mental dos seus atletas, mediante o apoio de psicólogos.

projeto-de-crivella-assegura-assistência-psicológica-a atletas-profissionais-13-06-14-01-02“O bom desempenho dos jogadores e demais atletas depende de auxilio médico e psicológico, uma vez que esses profissionais sofrem pressão psicológica, antes, durante e até mesmo após uma competição esportiva”, disse Crivella.

A relatora, senadora Ângela Portela, explica que o projeto busca sanar essa lacuna da legislação, e contribuir para que os atletas profissionais tenham melhor desempenho nas competições de que venham a participar. Ela afirma que há omissão em relação à atenção a ser conferida à saúde mental e ressalta que a Lei Pelé determina a obrigação de submeter os atletas profissionais aos exames médicos e clínicos necessários à prática desportiva.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional, com informações da Agência Senado
Foto 01: Divulgação
Foto 02: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest