Projeto de Carlos Alberto beneficia mães em situação de vulnerabilidade social no AM

Projeto de Carlos Alberto beneficia mães em situação de vulnerabilidade social no AM

O Projeto de Lei do deputado estadual Carlos Alberto já passou por duas comissões na Assembleia e caminha para aprovação.

 

Manaus (AM) –  O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) levará ao conhecimento da comunidade da Zona Norte de Manaus o Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade de vagas nas escolas, para crianças e adolescentes cujas mães se encontrem em estado de vulnerabilidade social, como violência doméstica ou familiar. A apresentação da proposta será feita, entre os dias 22 a 24 de julho, no Tamurã Mirim, durante o evento de ações itinerantes incentivadas pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Política para Mulheres (SEPM).

O atendimento será das 8h às 16h na Escola Municipal Professora Maria Isabel Cordeiro Melgueiro, no ramal do Pau Rosa, localizada no Km 21 da rodovia BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista). “Esse projeto visa dar prioridade na rede pública de ensino a estudantes com mães que estejam enfrentando algum tipo de perigo que atente contra sua vida”, explica o parlamentar.

O PL proposto por Carlos Alberto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça; Finanças Públicas; Educação; e Jovens, Crianças e Adolescentes – que é presidida pelo republicano. Após a tramitação, o projeto segue para a apreciação do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para ser encaminhado à sanção do governador José Melo. Essa medida deve acontecer logo após o recesso parlamentar, no início de agosto.

“Tenho certeza que com a aprovação desta lei, muitas famílias serão beneficiadas, pois a partir de um recomeço, as mães e seus filhos poderão reestruturar suas vidas longe de seus algozes”, defendeu o parlamentar do PRB.

Benefícios

Carlos Alberto explica que, com essa lei será possível às mães, que porventura estejam sujeitas a agressões de seus companheiros, matricularem seus filhos em qualquer escola pública sem a necessidade de prévio aviso. “Nestes casos é preciso que os responsáveis pelas crianças apresentem cópia do Boletim de Ocorrência (BO), expedida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, ou na falta desta, por outra delegacia de polícia; termo de medida preventiva expedida por um juiz e comprovante de residência na Comarca em que foi deferida à medida protetiva”, especifica.

Além dessas medidas, os menores deverão ser encaminhados para os programas dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para acompanhamento especializado e individualizado, contínuo e articulado.

Outras ações do governo já estão agendadas para os próximos meses em Manacapuru, Novo Airão e zona rural de Manaus (Pau Rosa, Terra Preta, São Francisco I e II e Nossa Senhora de Fátima).

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest