Projeto de Bulhões que protege pedestres é aprovado em comissão

21_03_13_destaque04_sp_bulhoes_aprovado_projeto_em_comissao_protege_pedestres

Em sua justificação para o projeto, Bulhões lembrou de vários estudos que apoiam a iluminação de tais faixas

Brasília (DF) – A comissão e Viação e Transportes da Câmara aprovou por unanimidade o parecer favorável ao Projeto de Lei 3193/2008, de autoria do deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) que determina a demarcação das faixas de pedestres com sinal luminoso e iluminação própria. “Temos acompanhado com apreensão o fato de que na mediada em que aumenta a quantidade de faixas de pedestres no país, também cresce o de atropelamentos, muitas vezes devido a falhas na sinalização e iluminação desses locais para a travessia de pedestres”, lembrou o parlamentar.

Em sua justificação para o projeto, Bulhões lembrou de vários estudos que apoiam a iluminação de tais faixas. “Segundo o especialista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) e coordenador da pesquisa “Ver e ser visto”, José Antônio Oca, um carro a 60 km/h precisa deslocar-se 43 metros antes de parar completamente. Se a velocidade for de 80km/h, a distância sobe para 65 metros. Isso levando-se em conta um motorista descansado, com boa visão, pneus e freios em excelente estado, pista plana e seca. Logo, de noite, quando se tem naturalmente uma redução na capacidade da visão, uma sinalização luminosa indicando as faixas de pedestres e uma iluminação adequada nesses locais tornam-se essenciais para que os condutores de veículos enxerguem os pedestres a uma distância segura”.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça. Como é de caráter conclusivo não precisa ser apreciado pelo plenário, devendo tão logo seja aprovado pela CCJ ser encaminhado ao Senado.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest