Projeto de Alan Rick cria programa de conscientização sobre síndrome que acomete meninas

Deputado alerta para a importância do diagnóstico precoce: intervenções são mais eficazes mais cedo

Publicado em 22/2/2017 - 00:00

Alan Rick alerta para a importância do diagnóstico precoce: intervenções são mais eficazes mais cedo

Brasília (DF) – Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5077/16, que institui a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Rett, a ser desenvolvida de forma integrada pela União, pelos estados e pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apresentado pelo deputado federal Alan Rick (PRB-AC), o PL 5077/16 estabelece que a política de conscientização da doença compreenderá a divulgação e o esclarecimento dos profissionais de saúde, principalmente o pediatra, sobre a enfermidade; o encaminhamento dos portadores para centros de referência em neurologia; a capacitação dos laboratórios de genética clínica para o diagnóstico da síndrome; a criação de grupos de apoio e orientação aos pais e responsáveis de pacientes de Síndrome de Rett; e o incentivo à pesquisa clínica.

“O diagnóstico precoce é importantíssimo. Há hoje muitas intervenções que podem amenizar os problemas decorrentes da doença e melhorar a qualidade de vida das pacientes e de suas famílias, que são tão mais eficazes quanto mais cedo se iniciam”.

Se aprovada, a lei será regulamentada pelo Poder Executivo. As despesas decorrentes da execução da medida correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Doença

A Síndrome de Rett é uma enfermidade neurológica incapacitante, causada por mutações no cromossomo X e que acomete uma a cada 10 mil ou até 20 mil meninas nascidas vivas. Os primeiros sinais da doença aparecem entre os seis e os oito meses de idade, com distúrbios no desenvolvimento físico e neurológico. A síndrome evolui com regressão do desenvolvimento, comportamento autista, perda de habilidades manuais e da fala e crises epilépticas, entre outros sinais. Ainda não há cura para a síndrome.

Texto e foto: Agência Câmara Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend