PRB vota contra o modelo distritão na votação da Reforma Política

Deputados Cleber Verde, Márcio Marinho e Vinicius Carvalho, membros do colegiado, acreditam que esse modelo não estimula a alternância política e favorece quem já está no mandato

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) se posicionou contrário ao sistema chamado “distritão” na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 77/03), que muda algumas regras para as eleições. O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), e os deputados republicanos Márcio Marinho (BA) e Vinicius Carvalho (SP), membros do colegiado, acreditam que esse modelo não estimula a alternância política e favorece quem já está no mandato. 

“O distritão vai dificultar a participação do cidadão ou da cidadã que queira entrar para a política. O PRB entende que o atual sistema é muito mais vantajoso para a sociedade, porque permite aos partidos políticos organizarem seus diretórios e prepararem novas lideranças para concorrerem. Essa alternância é fundamental para consolidar uma política de mudança. O modelo foi aprovado com uma margem muito apertada na comissão – foram 17 contra 15 votos. Vamos derrotá-lo no plenário” afirmou o líder Cleber Verde.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), também declarou ser contra a nova forma de eleger deputados. “Aprovar o distritão, modelo eleitoral do Afeganistão, é a prova de que no Brasil nunca perdemos a oportunidade de nos apequenar”, disse Pereira.

O deputado Márcio Marinho afirmou que o distritão exclui a representação jovem e a popular. “Sabemos que esse modelo vai permitir que os parlamentares que são detentores de mandado permaneçam na política. É um modelo que favorece a elite política atual”, criticou o republicano.

Vinicius Carvalho acrescentou que o distritão prejudica a representatividade. “Esse sistema só é aplicado em quatro países: Afeganistão, Jordânia, Vanuatu e Pitcairn. Ele gera uma disputa dentro dos partidos e cria uma guerra entre os candidatos. Não é uma forma de garantir a representatividade, sobretudo, daqueles que representam as minorias e bancam suas campanhas com recursos próprios”, finalizou o parlamentar.

A PEC ainda será votada em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados e precisa de 308 votos para ser aprovada.

Texto: Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!