PRB seguirá unido na disputa pela Presidência da Câmara, garante Pereira

Marcos Pereira e os 21 deputados federais eleitos pelo PRB: bancada unida.

Publicado em 26/11/2014 - 00:00

PRB seguirá unido na disputa pela Presidência da Câmara, garante Pereira
Marcos Pereira e os 21 deputados federais eleitos pelo PRB: bancada unida.

 

Brasília (DF) – O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, garantiu nesta noite (25) que o partido deve seguir unido na decisão pela Presidência da Câmara. Ele reuniu pela primeira vez em Brasília os 21 deputados federais eleitos em outubro para dar as primeiras coordenadas à bancada. Em acordo com os parlamentares, Pereira e o líder do partido na Câmara, George Hilton (MG), estarão à frente das negociações com as candidaturas já colocadas.

A eleição da Presidência é o primeiro passo da nova legislatura, que se inicia em fevereiro. O objetivo do PRB é conseguir espaços na Mesa Diretora e nas comissões da Casa, além da relatoria de projetos. Dessa forma, o partido passa a ter voz nas discussões mais importantes do Congresso Nacional. “Na ocasião da minha posse como presidente do PRB eu disse que daria a vida para fazer do partido protagonista da política brasileira”, lembra Pereira.

O presidente republicano tratou de forma breve a respeito da reforma política, assunto que pretende aprofundar após os parlamentares tomarem posse, e pediu para que os deputados tratem o tema de forma “detalhada e comprometida”. Pereira também deve conduzir junto aos deputados a indicação do novo líder da bancada. A ideia é que o nome seja consenso e que mantenha a unidade do partido na Câmara.

prb-seguira-unido-na-disputa-pela-presidencia-da-camara-garante-pereira-foto-douglasgomes-26-11-14-02Partido espera mais que Pesca no governo

Aliado da presidente Dilma Rousseff, o PRB espera ser contemplado com um ministério maior que o da Pesca e Aquicultura. O partido quase triplicou sua representação na Câmara Federal (de oito para 21 deputados) e quer participar mais ativamente do próximo governo. “Já manifestei ao (ministro Aloizio) Mercadante que o PRB quer ampliar o atual espaço. Estou aguardando uma audiência com a presidente Dilma para tratar do nosso futuro”, disse Marcos Pereira.

O líder republicano também articula a composição de um bloco na Câmara, o que aumentaria a força do partido nas decisões da Casa e junto ao governo. Pereira tem conversado com presidentes de outros partidos e pode formar bloco que deve ter entre 35 e 45 deputados. “Não adianta fazer um bloco de ‘faz de conta’. Temos que ocupar os espaços e fazer a diferença, essa é a proposta do PRB”, explica.

Aliado, não subserviente

Embora o PRB seja aliado desde o segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Marcos Pereira disse à presidente Dilma Rousseff que “seria aliado, não subserviente” e que “o partido não votará a favor de temas que forem ruins ao país”. Ele lembrou que a indicação ao Ministério da Pesca foi um acordo em 2010 entre Dilma, o ex-vice-presidente José Alencar (já falecido) e o senador Marcelo Crivella (RJ). E foi cumprido tardiamente.

PRB planeja o futuro

O presidente Marcos Pereira recordou que o sucesso do partido nessas eleições foi fruto de planejamento realizado ainda em 2011, menos de dois meses após sua posse no PRB. A ata da primeira reunião, também assinada pelo ministro Eduardo Lopes, presente à reunião, previa resultado semelhante ao obtido em outubro. “Peço que vocês planejem seus mandatos. Vamos planejar e executar”, finalizou.

 

Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Douglas Gomes 

 

Visite a Galeria de Fotos AQUI.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend