PRB homenageia Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara

jony-marcos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto-douglas-gomes-20-05-06

Deputado republicano Jony Marcos (centro), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel foi o idealizador da comemoração

 

Brasília (DF) – Para comemorar os 68 anos da criação do Estado de Israel, o deputado Jony Marcos realizou Sessão Solene em homenagem à data, na manhã de hoje (19), no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour; do presidente do partido, Eduardo Lopes; do líder do PRB na Casa, deputado Márcio Marinho, além da bancada republicana.

jony-marcos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto2-douglas-gomes-20-05-06Abrindo as homenagens, o idealizador da comemoração e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, Jony Marcos, destacou a importância do país para o desenvolvimento da história ocidental. “Não podemos esquecer da contribuição de Israel para formação da nossa cultura. Tanto para judeus quanto para cristãos, Israel é mais do que um Estado, é a pátria espiritual que move as nações e as consciências”, disse.

O presidente do PRB, Eduardo Lopes, relembrou que a boa relação entre os países começou desde o momento de sua criação, na figura do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha. “Na histórica Assembleia Geral das Nações Unidas, quando foi votado o Plano da ONU para a partição da Palestina, em nome de Oswaldo Aranha, iniciou-se uma relação de irmandade hoje celebrada nesta Casa”.

A deputada Tia Eron (PRB-BA) ressaltou a ligação entre os países. “Vejo a confiança entre Brasil e Israel como um grande sinal de apreço aos valores de nossa civilização”. Para a republicana, a familiarização entre as nações favorece as relações comerciais. “Acredito que podemos ampliar o intercâmbio tecnológico, tanto para a área de Defesa, com os novos aviões militares da Força Aérea, quanto no setor agrícola”, disse.

Mesmo localizado em território com 85% de terras desérticas e com escassos recursos naturais, Israel transformou-se em uma potência mundial e vem se destacando em setores como a agricultura, tecnologia e na indústria aeroespacial que, ao longo dos anos, desenvolveu satélites, aviões, radares avançados e vários outros produtos.

joao-campos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto-douglas-gomes-20-05-06O deputado João Campos ressaltou que na última década o comércio entre os países triplicou. “Foi o primeiro país fora do Mercosul com quem o Brasil estabeleceu o livre comércio”, lembrou o parlamentar. Ele chamou atenção ainda para o intercâmbio de pessoas. “Existe uma comunidade de 10 mil brasileiros em Israel e mais de 100.000 mil judeus no Brasil, isso não pode ser desconsiderado”, defendeu.

Em seu discurso, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansur destacou a força das relações estabelecidas entre os dois países nos últimos 68 anos. “O Brasil foi uma das primeiras nações a estabelecer relações diplomáticas com o novo Estado. Os laços ficaram ainda mais sólidos com o tempo e hoje nossa ligação se faz presente na cooperação em diversas áreas: comércio, projetos econômicos, turismo e, sobretudo, em um diálogo aberto”, disse o embaixador, ao agradecer a homenagem do partido, que acontece pelo terceiro ano consecutivo.

O republicano Alan Rick finalizou a sessão elogiando não só o progresso de Israel, como também a resiliência de seu povo. “Que povo permaneceria unido em seus costumes, crenças e tradições, após seguidas dispersões e, ao final, se transformaria em uma das mais poderosas nações da Terra? Em meio a inúmeras e dolorosas guerras, Israel coleciona três prêmios Nobel da Paz e, mesmo sendo uma nação nova, nossa fênix do deserto já fez nascer seis Nobel de Química, dois de Economia e um de Literatura”.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest