PRB homenageia Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara

jony-marcos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto-douglas-gomes-20-05-06

Deputado republicano Jony Marcos (centro), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel foi o idealizador da comemoração

 

Brasília (DF) – Para comemorar os 68 anos da criação do Estado de Israel, o deputado Jony Marcos realizou Sessão Solene em homenagem à data, na manhã de hoje (19), no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour; do presidente do partido, Eduardo Lopes; do líder do PRB na Casa, deputado Márcio Marinho, além da bancada republicana.

jony-marcos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto2-douglas-gomes-20-05-06Abrindo as homenagens, o idealizador da comemoração e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, Jony Marcos, destacou a importância do país para o desenvolvimento da história ocidental. “Não podemos esquecer da contribuição de Israel para formação da nossa cultura. Tanto para judeus quanto para cristãos, Israel é mais do que um Estado, é a pátria espiritual que move as nações e as consciências”, disse.

O presidente do PRB, Eduardo Lopes, relembrou que a boa relação entre os países começou desde o momento de sua criação, na figura do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha. “Na histórica Assembleia Geral das Nações Unidas, quando foi votado o Plano da ONU para a partição da Palestina, em nome de Oswaldo Aranha, iniciou-se uma relação de irmandade hoje celebrada nesta Casa”.

A deputada Tia Eron (PRB-BA) ressaltou a ligação entre os países. “Vejo a confiança entre Brasil e Israel como um grande sinal de apreço aos valores de nossa civilização”. Para a republicana, a familiarização entre as nações favorece as relações comerciais. “Acredito que podemos ampliar o intercâmbio tecnológico, tanto para a área de Defesa, com os novos aviões militares da Força Aérea, quanto no setor agrícola”, disse.

Mesmo localizado em território com 85% de terras desérticas e com escassos recursos naturais, Israel transformou-se em uma potência mundial e vem se destacando em setores como a agricultura, tecnologia e na indústria aeroespacial que, ao longo dos anos, desenvolveu satélites, aviões, radares avançados e vários outros produtos.

joao-campos-prb-sessao-solene-homenagem-a-israel-foto-douglas-gomes-20-05-06O deputado João Campos ressaltou que na última década o comércio entre os países triplicou. “Foi o primeiro país fora do Mercosul com quem o Brasil estabeleceu o livre comércio”, lembrou o parlamentar. Ele chamou atenção ainda para o intercâmbio de pessoas. “Existe uma comunidade de 10 mil brasileiros em Israel e mais de 100.000 mil judeus no Brasil, isso não pode ser desconsiderado”, defendeu.

Em seu discurso, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansur destacou a força das relações estabelecidas entre os dois países nos últimos 68 anos. “O Brasil foi uma das primeiras nações a estabelecer relações diplomáticas com o novo Estado. Os laços ficaram ainda mais sólidos com o tempo e hoje nossa ligação se faz presente na cooperação em diversas áreas: comércio, projetos econômicos, turismo e, sobretudo, em um diálogo aberto”, disse o embaixador, ao agradecer a homenagem do partido, que acontece pelo terceiro ano consecutivo.

O republicano Alan Rick finalizou a sessão elogiando não só o progresso de Israel, como também a resiliência de seu povo. “Que povo permaneceria unido em seus costumes, crenças e tradições, após seguidas dispersões e, ao final, se transformaria em uma das mais poderosas nações da Terra? Em meio a inúmeras e dolorosas guerras, Israel coleciona três prêmios Nobel da Paz e, mesmo sendo uma nação nova, nossa fênix do deserto já fez nascer seis Nobel de Química, dois de Economia e um de Literatura”.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest