PRB é a 10º maior força na Câmara dos Deputados

Os 21 deputados federais do PRB foram empossados neste domingo (1º) em cerimônia na Câmara.

Publicado em 1/2/2015 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 08:36

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-02Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) inicia a 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados como parte significativa na renovação da Casa, que terá cerca de 43% de novos parlamentares a partir de hoje. Com 21 deputados eleitos, 13 a mais que a legislatura passada, a bancada do PRB se torna peça fundamental nas decisões do Congresso Nacional.

Os deputados federais tomaram posse na manhã deste domingo (1º). Em solenidade no plenário da Câmara, foram chamados a “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. O compromisso foi ratificado individualmente, dizendo “assim o prometo” ao ter o nome anunciado.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-03Com uma representação maior na Câmara, a expectativa é de ampliação na atuação dos republicanos nesta legislatura. O PRB é a 10ª maior força na Casa e reúne condições de contribuir mais em comissões temáticas e participar de votações que exigem número maior de votos, como a apreciação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs).

O crescimento da representação da legenda na Casa é resultado de planejamento para as eleições de 2014. Além de superar a meta inicial, que era duplicar de tamanho no Congresso Nacional, o PRB alcançou cinco novos estados: Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul e Tocantins. A sigla terá representação, ainda, de parlamentares da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-05A Região Sudeste concentra a maior parte dos deputados federais eleitos, com 11 cadeiras. Somente em São Paulo, foram eleitos oito representantes, quatro vezes mais que na legislatura passada.

Com o resultado acima do esperado, a orientação agora é trabalhar em sintonia e de forma decisiva. “Com o aumento da bancada, passamos a ser um partido de porte médio. Pretendemos e iremos protagonizar as nossas ideias e os nossos pensamentos. Faremos uma participação mais ativa nas decisões do Congresso e consequentemente do Brasil”, destacou o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-07Experiência na política

Dos 21 republicanos empossados, cinco foram reeleitos. Outros três parlamentares já tiveram mandatos anteriormente e voltam à Câmara. No total, 13 inauguram hoje mandato federal. Mesmo com novos quadros na Câmara dos Deputados, a bancada do PRB traz a experiência necessária para fazer a diferença nos debates e decisões.

Com mais de 1,52 milhão de votos (7,26% dos votos válidos), Celso Russomanno (SP) foi o candidato mais bem votado do Brasil nas eleições de 2014 e marcou a história do PRB nas urnas. Na Câmara pela quinta vez, o parlamentar destaca a importância de votar pelas reformas estruturais. “O PRB entende a situação difícil do Brasil, a situação econômica e as reformas que precisam ser feitas para desamarrar o País”, resume.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-10Para o deputado reeleito, George Hilton (MG), o maior desafio será a reforma no sistema eleitoral brasileiro. “Apoiar as reformas que precisam ser feitas é um compromisso que o PRB assume nessa legislatura”, destacou. O parlamentar foi nomeado ministro do Esporte para esta gestão e após a posse retoma o trabalho à frente da pasta, que terá entre as principais missões a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Direitos em pauta

Temas como melhoria no sistema de saúde, mobilidade urbana, aposentadoria, direito do consumidor, direitos da mulher, da criança e do adolescente, reforma política estão entre as prioridades dos deputados que hoje inauguram o mandato.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-04Quatro vezes vereadora em Salvador (BA), a deputada Tia Eron chega com expressiva votação e a experiência na política municipal. Nos próximos quatro anos, pretende nacionalizar a defesa pela ampliação da participação da mulher na política. “Meu desafio será garantir assentos nessa Casa para as mulheres, para que efetivamente estejam à frente das discussões, e que outras possam ingressar no Parlamento”, aponta.

Eleito por São Paulo, o deputado Vinicius Carvalho volta à Câmara após quatro anos afastado, com a missão de defender as políticas públicas para aposentados e assistência social. “O dever do Estado é assistir à população e dar condições para que saia da condições de vulnerabilidade social”, aponta o parlamentar que também é advogado e especialista em direito do consumidor, tema que também estará em foco em seu mandato.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-09Para Márcio Marinho (BA), a conquista de um segundo mandato confirma a necessidade de manter em pauta a agenda que conduziu a legislatura anterior. O parlamentar se manterá na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, da população afrodescendente e também nos direitos do consumidor. “Foi defendendo essas bandeiras que o povo nos reconduziu a essa Casa”, avalia.

Conheça o perfil dos 21 republicanos eleitos para te representar na Câmara Federal, clicando AQUI.

 

Texto: Cecília Brandim / Especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

 

LEIA MAIS

PRB aclama Russomanno como líder da bancada federal

PRB amplia bancada e ganha representantes em cinco novos estados

PRB compõe maior bloco da Câmara

Confira a Galeria de Fotos da Posse

PRB mantém palavra e vota em Eduardo Cunha para presidir Câmara

 

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend