PRB é a 10º maior força na Câmara dos Deputados

PRB é a 10º maior força na Câmara dos Deputados

Os 21 deputados federais do PRB foram empossados neste domingo (1º) em cerimônia na Câmara.

 

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-02Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) inicia a 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados como parte significativa na renovação da Casa, que terá cerca de 43% de novos parlamentares a partir de hoje. Com 21 deputados eleitos, 13 a mais que a legislatura passada, a bancada do PRB se torna peça fundamental nas decisões do Congresso Nacional.

Os deputados federais tomaram posse na manhã deste domingo (1º). Em solenidade no plenário da Câmara, foram chamados a “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. O compromisso foi ratificado individualmente, dizendo “assim o prometo” ao ter o nome anunciado.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-03Com uma representação maior na Câmara, a expectativa é de ampliação na atuação dos republicanos nesta legislatura. O PRB é a 10ª maior força na Casa e reúne condições de contribuir mais em comissões temáticas e participar de votações que exigem número maior de votos, como a apreciação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs).

O crescimento da representação da legenda na Casa é resultado de planejamento para as eleições de 2014. Além de superar a meta inicial, que era duplicar de tamanho no Congresso Nacional, o PRB alcançou cinco novos estados: Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul e Tocantins. A sigla terá representação, ainda, de parlamentares da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-05A região Sudeste concentra a maior parte dos deputados federais eleitos, com 11 cadeiras. Somente em São Paulo, foram eleitos oito representantes, quatro vezes mais que na legislatura passada.

Com o resultado acima do esperado, a orientação agora é trabalhar em sintonia e de forma decisiva. “Com o aumento da bancada, passamos a ser um partido de porte médio. Pretendemos e iremos protagonizar as nossas ideias e os nossos pensamentos. Faremos uma participação mais ativa nas decisões do Congresso e consequentemente do Brasil”, destacou o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-07Experiência na política

Dos 21 republicanos empossados, cinco foram reeleitos. Outros três parlamentares já tiveram mandatos anteriormente e voltam à Câmara. No total, 13 inauguram hoje mandato federal. Mesmo com novos quadros na Câmara dos Deputados, a bancada do PRB traz a experiência necessária para fazer a diferença nos debates e decisões.

Com mais de 1,52 milhão de votos (7,26% dos votos válidos), Celso Russomanno (SP) foi o candidato mais bem votado do Brasil nas eleições de 2014 e marcou a história do PRB nas urnas. Na Câmara pela quinta vez, o parlamentar destaca a importância de votar pelas reformas estruturais. “O PRB entende a situação difícil do Brasil, a situação econômica e as reformas que precisam ser feitas para desamarrar o País”, resume.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-10Para o deputado reeleito, George Hilton (MG), o maior desafio será a reforma no sistema eleitoral brasileiro. “Apoiar as reformas que precisam ser feitas é um compromisso que o PRB assume nessa legislatura”, destacou. O parlamentar foi nomeado ministro do Esporte para esta gestão e após a posse retoma o trabalho à frente da pasta, que terá entre as principais missões a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Direitos em pauta

Temas como melhoria no sistema de saúde, mobilidade urbana, aposentadoria, direito do consumidor, direitos da mulher, da criança e do adolescente, reforma política estão entre as prioridades dos deputados que hoje inauguram o mandato.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-04Quatro vezes vereadora em Salvador (BA), a deputada Tia Eron chega com expressiva votação e a experiência na política municipal. Nos próximos quatro anos, pretende nacionalizar a defesa pela ampliação da participação da mulher na política. “Meu desafio será garantir assentos nessa Casa para as mulheres, para que efetivamente estejam à frente das discussões, e que outras possam ingressar no Parlamento”, aponta.

Eleito por São Paulo, o deputado Vinicius Carvalho volta à Câmara após quatro anos afastado, com a missão de defender as políticas públicas para aposentados e assistência social. “O dever do Estado é assistir à população e dar condições para que saia da condições de vulnerabilidade social”, aponta o parlamentar que também é advogado e especialista em direito do consumidor, tema que também estará em foco em seu mandato.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-09Para Márcio Marinho (BA), a conquista de um segundo mandato confirma a necessidade de manter em pauta a agenda que conduziu a legislatura anterior. O parlamentar se manterá na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, da população afrodescendente e também nos direitos do consumidor. “Foi defendendo essas bandeiras que o povo nos reconduziu a essa Casa”, avalia.

Conheça o perfil dos 21 republicanos eleitos para te representar na Câmara Federal, clicando AQUI.

 

Texto: Cecília Brandim / Especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

 

LEIA MAIS

PRB aclama Russomanno como líder da bancada federal

PRB amplia bancada e ganha representantes em cinco novos estados

PRB compõe maior bloco da Câmara

Confira a Galeria de Fotos da Posse

PRB mantém palavra e vota em Eduardo Cunha para presidir Câmara

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest