PRB aprova tramitação da PEC da maioridade penal

PRB aprova tramitação da PEC da maioridade penal

A tramitação da PEC foi aprovada na CCJ por 42 votos a 17.


Brasília (DF)
– A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (31/03), o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A bancada do PRB votou favorável, ajudando, com isso, a aprovação.

O voto do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) foi um dos 42 favoráveis à tramitação da PEC. Após a declaração do resultado final, o republicano comemorou o resultado. “Conseguimos hoje admitir a PEC 171 na CCJ, que trata sobre a redução da maioridade penal. Um passo importante para o avanço da Democracia Brasileira”, declarou.

ronaldo-martins-prb-fausto-pinato-prb-antonio-bulhoes-prb-reducao-maioridade-penal-arte-wanessa-naves-31-03-15-02

Martins, Pinato e Bulhões

Para o deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), a aprovação do texto representa uma resposta do parlamento aos anseios da sociedade, que foram às ruas recentemente, também clamar por mais segurança. “A aprovação da PEC é uma conquista da sociedade e um recado direto para quem pensa que no Brasil pode-se cometer o crime sem castigo. Vamos continuar endurecendo as leis e lutando contra a impunidade”, declarou.

De acordo o deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), membro titular da CCJ, a partir de agora o tema será debatido com mais profundidade, por meio da comissão especial. “Vamos ter audiências públicas, vamos ouvir a sociedade. Penso eu que o resultado do que virá pela frente, da comissão especial e até do plenário da câmara, será a diminuição da maioridade penal. Eu acredito profundamente na aprovação porque é o clamor da sociedade”, explicou.

Tramitação

No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa.

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou hoje que na próxima quarta-feira (8/4) vai ser instalada a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93.  “Ficou claro, mesmo com a obstrução, que a maioria da Casa é favorável a discutir a proposta. Pessoalmente, eu sou favorável à aprovação da matéria. Eu vou dar todo o apoio para que a PEC seja votada o mais rápido possível”, afirmou.

Sobre a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar a inconstitucionalidade da redução da maioridade penal, Eduardo Cunha disse: “Me parece que essa questão não vai ter muito sucesso no STF”.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Texto: Agência Câmara de Notícias
Edição: Orestes Lôbo / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest