Praczyk solicita vacinação contra a gripe H1N1 para toda a população do Paraná

Além de solicitar a imunização de toda a população, o deputado estadual Edson Praczyk pediu a antecipação da campanha de vacinação de 2017

Publicado em 10/7/2016 - 00:00

Para Edson Praczyk o custo da ampliação da vacinação para toda população e muito menor que o valor gasto pelo governo com internação e tratamentos da gripe H1N1 em todo o País.
Para Edson Praczyk o custo da ampliação da vacinação para toda população e muito menor que o valor gasto pelo governo com internação e tratamentos da gripe H1N1 em todo o País

Curitiba (PR) – Ao lado dos demais parlamentares da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR) solicitou ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, que amplie para toda população o direito à vacinação contra o vírus da gripe H1N1 e que a regra passe a valer já para o ano que vem. O requerimento foi aprovado pela Casa de Leis e enviado ao Ministério da Saúde no último dia 22 de junho.

Segundo Praczyk, o pedido visa reduzir as mortes em razão da doença, com a imunização de maior número de pessoas no País, isso porque o número de mortes pela gripe já é o mais elevado dos últimos anos, somando quase 900 casos até o início deste mês, conforme dados divulgados pelo próprio Ministério da Saúde. A quantidade de óbitos só é menor que 2009 quando morreram mais de 2 mil.

Para o parlamentar do PRB, o problema agravou-se neste ano e a temporada de gripe começou a circular mais cedo. “Como consequência, tivemos o aumento do número de casos da doença, porque a vacina ainda não estava disponível na rede pública”, afirmou. Além disso, o requerimento destacou que foi verificado que a gripe provocou a morte de um número maior de pessoas que não estavam nos chamados grupos de risco.”

Os deputados sugeriram ao ministro e aos técnicos do Ministério da Saúde o aperfeiçoamento no programa de imunização contra a gripe. O pedido ressaltou que a mudança visa, também, diminuir o valor gasto pelo governo federal com tratamentos em hospitais, já que a população estará imunizada contra a gripe H1N1.

Praczyk afirmou que espera contar com a sensibilidade de Ricardo Barros, para que a falta de vacinas no Paraná seja resolvido e a que a população possa ser imunizada.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend