Praczyk denuncia aumento abusivo de taxa de energia no Paraná

Parlamentar defende um amplo debate com a população, principalmente, envolvendo os donos de empresas e indústrias.

Publicado em 10/3/2015 - 00:00

Praczyk denuncia aumento abusivo de taxa de energia no Paraná
O parlamentar defende um amplo debate com a população, principalmente, envolvendo os donos de empresas e indústrias que são o que mais sentem o peso das medidas.

 

Curitiba (PR) – O reajuste na tarifa de energia elétrica feito pela Companhia Paranaense de Energia do Paraná (Copel) tem causado indignação ao deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR). O parlamentar defende um amplo debate com a população, principalmente, envolvendo os donos de empresas e indústrias que são os que mais sentem o peso das medidas.

Assim como já havia feito nas votações anteriores em relação ao auxílio-moradia para juízes e também na questão do chamado “pacotaço” do Governo do Estado, o deputado republicano votou contra o aumento de mais de 30% na cobrança da tarifa de energia elétrica.

Praczyk lutou pela aprovação da proposta apresentada pelo deputado Nereu Moura (PMDB) que defendia o envio de um comunicado ao governador Beto Richa, solicitando a adoção de medidas para suspender o acréscimo na tarifa de energia elétrica, mas o projeto foi rejeitado pela casa por 25 votos contrários e 14 favoráveis.

De acordo com o parlamentar, o aumento foi abusivo e precisa ser revisto, pois prejudica de forma significativa a economia do estado. “Recentemente esta mesma tarifa teve uma alta de 40%, causando um rombo enorme nas contas dos paranaenses e brasileiros, não só as contas residenciais, mas também nas indústrias, que são as máquinas que ajudam a mover o país”, destacou. O deputado estadual do PRB afirma que “muitas dessas empresas em vários cantos do Brasil já falam em fechar as portas por não suportar os aumentos recentes praticados e que somados chegam, em alguns casos, há mais de 70%”.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) já havia repassado à população, em 2014, um aumento de 24,86% para os consumidores residenciais e 43,44% para as indústrias. Neste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou a Revisão da Tarifaria Extraordinária (RTE) de quase 60 concessionárias de distribuição. No Paraná, o aumento médio cobrado pela Copel foi de 36,7%.

Como medida para minimizar os prejuízos, o deputado defende que seja realizado um amplo debate com representantes de diversos setores, entidades comerciais e industriais para discutir o assunto para evitar que o consumidor não seja, ainda mais, prejudicado com o aumento na conta de luz.

 

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend