Por iniciativa de Márcio Marinho, Câmara reinstala Grupo Parlamentar Brasil – Angola

Colegiado pretende aprimorar as relações diplomáticas entre as duas nações, além de trocar experiências entre os poderes legislativos.

Publicado em 14/3/2015 - 00:00

Por iniciativa de Márcio Marinho, Câmara reinstala Grupo Parlamentar Brasil - Angola
Colegiado pretende aprimorar as relações diplomáticas entre as duas nações, além de trocar experiências entre os poderes legislativos.

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados instalou na quinta-feira (12/03) o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Angola. De autoria do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), o colegiado pretende aprimorar as relações diplomáticas entre as duas nações, além de trocar experiências entre os poderes legislativos.

Marinho foi eleito presidente do Grupo e destaca a importância dessas frentes de amizade para as nações, não somente para o fortalecimento da diplomacia, mas também para as questões econômicas e sociais. “Angola é um país coirmão do Brasil por suas raízes e ambas compartilham problemas semelhantes, principalmente relacionados ao preconceito”, apontou o parlamentar do PRB.

Márcio Marinho adiantou, ainda, que pretende compartilhar com o país africano conhecimento nas áreas de educação, tecnologia, pesquisa, ciência, infraestrutura, esporte e agricultura. Outros pontos que ganharam notoriedade para discussão entre as duas nações foi a língua portuguesa (oficial de Angola), acordos comerciais e o fato do Brasil ser o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.

marcio-marinho-prb-vinicius-carvalho-prb-roangela-gomes-prb-grupo-parlamentar-brasil-angola-foto-douglas-gomes-13-03-15-02O deputado republicano Vinicius Carvalho, de São Paulo, assumiu a segunda vice-presidência do colegiado e reforçou a importância da efetiva aplicação de acordos já existentes entre os dois países. “Queremos desenvolver esse relacionamento e fazer com que muitos acordos bilaterais, que já existem entre Brasil e Angola e estão parados, possam de fato ser apreciados para que possamos fomentar o desenvolvimento social e cultural de ambas as nações”, explicou.

Composição

Durante a instalação foi eleita à composição da diretiva do grupo com as seguintes indicações: os deputados Márcio Marinho, Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Vinicius Carvalho (PRB-SP) assumem a presidência, 1º e 2º vice-presidência, respectivamente. Já os deputados Irmão Lázaro (PSC-BA) e Damião Feliciano (PDT-PB), 1º e 2º Secretaria. Fausto Pinato (PRB-SP) ficará sob o comando da Tesouraria. Como 1º e 2º vogal, foram eleitos os deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Cleber Verde (PRB-MA).

 

Texto: Laize Andrade /  Ascom – Liderança do PRB, com informações da Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend