Fausto Pinato aposta no reaproveitamento de água para minimizar crise em São Paulo

fausto-pinato-prb-reaproveitamento-de-agua-para-minimizar-crise-foto-douglas-gomes-11-02-15

Parlamentar do PRB está colhendo assinaturas para instalar a Frente Parlamentar pela Segurança Hídrica e Elétrica do Brasil.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) está colhendo assinaturas para instalar a Frente Parlamentar pela Segurança Hídrica e Elétrica do Brasil. O republicano apresentou dois projetos de lei relacionados aos recursos hídricos: o PL 182/15, que trata do reuso de águas residuais pelas empresas e o PL 183/15, que diz respeito à recuperação e conservação de mananciais.

Pinato defende a aprovação das propostas como uma das medidas emergenciais que devem ser tomadas no enfrentamento do problema. “A ideia é possibilitar a contratação simplificada de empresas especializadas em recursos hídricos ou que possuam tecnologia específica para despoluir (recuperar) os mananciais e conservá-los limpos. São Paulo vive um momento crítico. As empresas brasileiras não possuem tecnologia de ponta capaz de solucionar parte do problema num curto espaço de tempo. O governo de São Paulo cogita até usar as águas da represa Billings, caso a crise se agrave”, explica o deputado.

Pinato chama atenção para o alto consumo de água tratada por parte das indústrias. “As indústrias são as que mais consomem água tratada. Parte dessa água tratada poderia ser utilizada para consumo humano, mas está sendo usada pelas indústrias, não só como matéria prima, mas, também, para lavar o chão, os equipamentos, os jardins, etc. Isso acontece porque o preço de captação da água e o preço do despejo dessa mesma água é mais barato do que reutilizá-las”, explica.

De acordo com o deputado, o Projeto de Lei 182/2015 contribui, na medida em que isenta do pagamento do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) os equipamentos e máquinas utilizados para reuso da água captada pela indústria. Ainda segundo ele, o preço dos equipamentos no Brasil ainda é o maior entrave e a proposta visa incentivar a compra dos referidos equipamentos necessários ao reaproveitamento da água, para ser usada em atividades que não necessitam de água potável.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest