Pesca: Cleber Verde reúne parlamentares e empresários para debater entraves do setor

Pesca: Cleber Verde reúne parlamentares e empresários para debater entraves do setor

De acordo com Cleber Verde, a reunião foi bastante produtiva e já foram identificadas algumas ações a serem tomadas

 

Brasília (DF) – Após a extinção do Ministério da Pesca e a edição da Portaria 445/2014, que proíbe a captura amadora e comercial de 475 espécies no Brasil, a atividade pesqueira enfrenta uma série de dificuldades. Com o objetivo de fazer o setor voltar a crescer, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, reuniu, na tarde desta quarta-feira (24), vários empresários, parlamentares e o secretário de Agricultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dayson Franklin.

A demanda conta com o total apoio do líder do PRB, deputado Márcio Marinho (BA), do deputado Silas Câmara (PRB-AM), do senador e ex-ministro da Pesca, Eduardo Lopes (PRB-RJ), do Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Pará, Josenir Gonçalves Nascimento e do vice-presidente Regional Norte do Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Fernando Ferreira.

De acordo com Cleber Verde, a reunião foi bastante produtiva e já foram identificadas algumas ações a serem tomadas. “Vamos apresentar, ainda hoje, um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) para sustar essa portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ideia foi do deputado Silas Câmara e contou com o apoio de todos os presentes”, adiantou o republicano maranhense.

Márcio Marinho lembrou que a defesa da pesca é uma das bandeiras do PRB, que já teve dois ministros à frente da pasta, Marcelo Crivella e Eduardo Lopes. “Sabemos que a atividade no Brasil ainda não desenvolveu todo o seu potencial. Temos a certeza de que, com a sensibilidade do presidente Michel Temer, faremos com que o setor volte a crescer e tenha o devido reconhecimento”, afirmou o líder republicano.

O senador Eduardo Lopes disse que está empenhado para que a pasta volte a ter o status de ministério. “Já conversei pessoalmente com o presidente Michel Temer para que a pesca tenha pelo menos uma secretaria ligada ao gabinete da Presidência da República. Sei que o momento político e econômico é difícil e esse gigantesco setor pode contribuir para superar a crise”, disse o ex-ministro da Pesca.

“Estou saindo daqui muito satisfeito porque estamos no caminho certo. Há várias espécies nessa lista que não estão em extinção. As indústrias e os pescadores artesanais estão parados. Essa portaria veio para acabar com o setor pesqueiro. Eu trabalho nesta área há 40 anos e nunca tinha visto nada parecido”, reclamou o vice-presidente do Conepe, Fernando Ferreira.

Também participaram da reunião o ex-deputado Flávio Bezerra e o diretor comercial da RB Aquicultura, Max Mopurunga.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest