Pesca: Cleber Verde reúne parlamentares e empresários para debater entraves do setor

Pesca: Cleber Verde reúne parlamentares e empresários para debater entraves do setor

De acordo com Cleber Verde, a reunião foi bastante produtiva e já foram identificadas algumas ações a serem tomadas

 

Brasília (DF) – Após a extinção do Ministério da Pesca e a edição da Portaria 445/2014, que proíbe a captura amadora e comercial de 475 espécies no Brasil, a atividade pesqueira enfrenta uma série de dificuldades. Com o objetivo de fazer o setor voltar a crescer, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, reuniu, na tarde desta quarta-feira (24), vários empresários, parlamentares e o secretário de Agricultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dayson Franklin.

A demanda conta com o total apoio do líder do PRB, deputado Márcio Marinho (BA), do deputado Silas Câmara (PRB-AM), do senador e ex-ministro da Pesca, Eduardo Lopes (PRB-RJ), do Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Pará, Josenir Gonçalves Nascimento e do vice-presidente Regional Norte do Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Fernando Ferreira.

De acordo com Cleber Verde, a reunião foi bastante produtiva e já foram identificadas algumas ações a serem tomadas. “Vamos apresentar, ainda hoje, um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) para sustar essa portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ideia foi do deputado Silas Câmara e contou com o apoio de todos os presentes”, adiantou o republicano maranhense.

Márcio Marinho lembrou que a defesa da pesca é uma das bandeiras do PRB, que já teve dois ministros à frente da pasta, Marcelo Crivella e Eduardo Lopes. “Sabemos que a atividade no Brasil ainda não desenvolveu todo o seu potencial. Temos a certeza de que, com a sensibilidade do presidente Michel Temer, faremos com que o setor volte a crescer e tenha o devido reconhecimento”, afirmou o líder republicano.

O senador Eduardo Lopes disse que está empenhado para que a pasta volte a ter o status de ministério. “Já conversei pessoalmente com o presidente Michel Temer para que a pesca tenha pelo menos uma secretaria ligada ao gabinete da Presidência da República. Sei que o momento político e econômico é difícil e esse gigantesco setor pode contribuir para superar a crise”, disse o ex-ministro da Pesca.

“Estou saindo daqui muito satisfeito porque estamos no caminho certo. Há várias espécies nessa lista que não estão em extinção. As indústrias e os pescadores artesanais estão parados. Essa portaria veio para acabar com o setor pesqueiro. Eu trabalho nesta área há 40 anos e nunca tinha visto nada parecido”, reclamou o vice-presidente do Conepe, Fernando Ferreira.

Também participaram da reunião o ex-deputado Flávio Bezerra e o diretor comercial da RB Aquicultura, Max Mopurunga.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest