Pastor Oliveira quer programa de capacitação para cuidador de idosos no Amapá

Pastor Oliveira quer programa de capacitação para cuidador de idosos no Amapá

Projeto de lei será analisado pela CCJ da Assembleia Legislativa do Amapá

 

Macapá (AP) – Projeto de Lei que cria o Programa de Capacitação e Formação de Cuidador de Idoso foi apresentado pelo deputado estadual, Pastor Oliveira (PRB-AP), na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). A proposição está tramitando na Casa e, atualmente, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Em todos os países do mundo está ocorrendo a modificação do perfil etário, pois historicamente o homem nunca teve tanta chance de alcançar a chamada terceira idade. Chegar à velhice é uma realidade e o crescimento desta população no Brasil ocorre de forma bastante acelerada. Informações que constam no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expressam que dados do Censo Demográfico 2010 revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010”, afirma o parlamentar.

A inclusão de cuidador de idosos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ocorreu em 2002, sendo que as atribuições do cuidador formal referem-se de maneira geral à ajuda nos hábitos da vida diária, nos exercícios físicos, no uso da medicação, na higiene pessoal, nos passeios, na atenção afetiva e outros que essa atividade requeira.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar do PRB, a CBO descreve o cuidador formal como uma pessoa capacitada para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar as atividades da vida cotidiana, fazendo um elo entre o idoso, a família e os serviços de saúde da comunidade, geralmente remunerada.

Segundo o deputado o perfil de cuidador formal não tem se aplicado à realidade brasileira. “Para isso, torna-se necessário compreender a formação desses indivíduos e o espaço que esse ator social ocupa em diversos contextos”, declarou.

Pastor Oliveira acredita que, por consequência deste novo cenário, há uma crescente demanda da população idosa nas instituições hospitalares, ocasionada pelos agravos dos danos e das complicações de patologias típicas dessa faixa etária. “O Relatório Mundial de Alzheimer, amplamente divulgado pela imprensa nacional neste mês, estima que 277 milhões de idosos vão depender de cuidados especiais em 2050. O levantamento chama a atenção para o risco de escassez de profissionais de saúde e a necessidade de mais políticas públicas na área. Conforme o relatório, atualmente, 13% das pessoas com 60 anos ou mais precisa de cuidados intensivos”, destacou.

Os estudos demonstram que é preciso preparar os mais jovens para cuidar dos idosos. “Cuidar de um ancião é uma tarefa árdua, caracterizada por ser uma atividade repetitiva e incessante, excedendo os limites do esforço físico, mental, psicológico, social e econômico. Diante da situação, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade na velhice”, acredita o deputado.

Texto: Decom / Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Foto: Romero D’Lima
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest