Oliveira propõe programa de capacitação e formação de cuidadores de idosos no AP

Pastor Oliveira propõe programa de capacitação e formação de cuidadores de idosos no AP

Entre os principais objetivos do programa estão listados a melhora da qualidade de vida dos idosos, redução dos índices de mortalidade por maus-tratos, além da ampliação de ações de detecção precoce e controle de enfermidades

 

Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá analisa uma proposta do deputado estadual Oliveira (PRB-AP) que cria o Programa de Capacitação e Formação de Cuidador do Idoso.

O projeto será destinado a profissionais da saúde e estudantes de escolas técnicas da saúde no âmbito estadual. Entre os principais objetivos do programa estão listados a melhora da qualidade de vida dos idosos, redução dos índices de mortalidade por maus-tratos, além da ampliação de ações de detecção precoce e controle de enfermidades.

Oliveira destaca a importância do cuidador de idosos. “O envelhecimento, muitas vezes, é visto como um que surge de forma inesperada. Diante desta situação, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade na velhice. A existência de cuidadores, com ou sem preparo, oferecendo seus serviços às famílias ou instituições de longa permanência para idosos é fato real e sua demanda só tende a aumentar. Portanto, é urgente a necessidade de cursos para qualificar esses cuidadores”, justifica o deputado do PRB.

O republicano alerta que a população idosa do Brasil representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira) contra cerca de 11 milhões em 1991 (7,3% da população brasileira). No Amapá, são cerca de 40 mil idosos, sendo que desse total, a metade está em Macapá (20.473).

Saiba mais

A inclusão do cuidador de idosos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ocorreu em 2002, sendo que as atribuições do cuidador formal referem-se de maneira geral à ajuda nos hábitos da vida diária, exercícios físicos, uso da medicação, higiene pessoal, passeios, atenção afetiva e outros que essa atividade requeira.

Texto: Everlando Mathias / Ascom – AL/AP
Edição: Romero D’Lima / Ascom – deputado estadual Oliveira
Foto: Ronaldo Almeida 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!