Parlamentares das Américas apoiam inclusão de pescado na merenda escolar

Parlamentares das Américas apoiam inclusão de pescado na merenda escolar

Congressistas propuseram a trabalhar para incluir os setores da pesca e aquicultura nos estudos de vulnerabilidade sobre os efeitos das mudanças climáticas, a fim de buscar sua adaptação a adversidades

Brasília (DF) – Após dois dias de debates na Câmara dos Deputados, em Brasília, deputados e senadores do Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana, Bolívia e Paraguai decidiram somar esforços para incluir o produção pesqueira de pescadores artesanais e pequenos criatórios nos programas de alimentação escolar dos respectivos países, associado a esquemas de compras públicas e aprovar leis que assegurem proteção social e renda mensal nos períodos de reprodução das espécies ou de crise econômica.

Em documento público firmado ao final do 2º Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, os congressistas se propõem ainda a trabalhar para incluir os setores da pesca e aquicultura nos estudos de vulnerabilidade sobre os efeitos das mudanças climáticas, a fim de buscar sua adaptação a adversidades.

“Avançamos quanto à necessidade de incluir os produtos da pesca e dos criatórios na merenda escolar de todos os países, como forma de expandir o mercado consumidor de peixes, camarões e mariscos e criar linhas de financiamento para o desenvolvimento dessas atividades”, afirmou o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Pesca e coordenador do evento internacional.

A pesca e a aquicultura são atividades econômicas e de grande impacto social na América Latina e Caribe, por empregar grande número de famílias e por sua importância na produção de alimentos de qualidade. Daí a decisão dos representantes de todos os países no sentido de propor a elaboração de leis e políticas públicas para seu fortalecimento e sustentabilidade, registra a Carta Declaratória do encontro.

O Fórum Parlamentar de Pesca e Aquicultura teve o apoio do governo do Estado do Maranhão e da ONU. Ao seu encerramento, os deputados e senadores visitantes assistiram a uma apresentação do grupo folclórico Boi de Axixá, no salão negro do Congresso Nacional, e visitaram exposição fotográfica sobre os ecossistemas aquáticos daquele Estado, nas dependências da Câmara dos Deputados.

Texto: Sérgio Chacon / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!