Para Crivella, população deve ser alertada sobre a falta de água no país

Senador defende a veiculação de mensagem de advertência sobre o risco de escassez e de incentivo ao consumo moderado de água nas embalagens dos produtos

Publicado em 25/11/2015 - 00:00

Para Crivella, população deve ser alertada sobre a falta de água no país
Marcelo Crivella defende a veiculação de mensagem de advertência sobre o risco de escassez e de incentivo ao consumo moderado de água nas embalagens dos produtos.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal (CMA) aprovou nesta terça-feira (24), o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei (PLS 176/2005), de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que obriga a veiculação de mensagem de advertência sobre o risco de escassez e de incentivo ao consumo moderado de água.

A proposta exige a inclusão da expressão “Água: pode faltar. Não desperdice” na embalagem de produtos de limpeza cujo uso implique consumo de água. O texto estabelece que a mensagem de advertência sobre os riscos de escassez de água deve estar em destaque e de forma legível nas embalagens dos produtos.

Crivella alertou sobre o desperdício de água e a escassez que o país tem enfrentado nos últimos anos. “O Brasil concentra cerca de 12% de todas as reservas mundiais de água doce, sendo o primeiro em disponibilidade hídrica em rios, mas o uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões”, destacou o senador no projeto. “A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício – que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável, em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água”, ponderou Crivella.

Os fabricantes têm até um ano após a publicação da nova lei e o descumprimento da medida acarretará punições previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990).

O projeto será encaminhando para decisão final em Plenário do Senado. Sendo aprovado, segue para sanção da presidente da República.

 

Texto e foto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend