Pacientes com diabetes poderão ter atendimento prioritário em unidades de saúde da Bahia

Pacientes com diabetes poderão ter atendimento prioritário em unidades de saúde da Bahia

Medida está prevista no PL nº 21.288/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega. Proposta assegura aos pacientes com diabetes o atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios públicos ou particulares.

 

Salvador (BA) – A Assembleia Legislativa da Bahia analisa o Projeto de Lei nº 21.288/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), que assegura aos pacientes com diabetes o atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios públicos ou particulares, conveniados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).

sidelvan-nobrega-prb-pl-atendimento-prioritario-pacientes-com-diabetes-foto-ascom-29-07-15-02O objetivo, segundo o republicano, é reduzir o tempo de espera que esses pacientes enfrentam nas unidades de saúde para a realização de exames em jejum, como a coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen total.

Segundo Sidelvan Nóbrega, o atraso no atendimento pode provocar sérios transtornos aos portadores da doença, já que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente. “A diabetes provoca aumento do apetite e sede nos portadores em consequência do desequilíbrio energético no corpo. Se o portador da doença permanecer em jejum por longo período, isso pode provocar sérios transtornos, já que a falta de insulina no organismo causa desmaios, tonturas, fraqueza e hipoglicemia, podendo levar o paciente a óbito”, explicou.

O parlamentar do PRB também apresentou, em 2013, uma proposta que determina o atendimento prioritário aos portadores do Mal de Parkinson, cardiopatia e nefropatia grave nas unidades de saúde.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto 01: Agência Brasil / Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest