Otoniel Lima enaltece aprovação de PEC que dá autonomia às perícias criminais

Otoniel Lima enaltece aprovação de PEC que dá autonomia às perícias criminais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 325/09 desvincula a perícia criminal da carreira policial federal, estadual e distrital.

 

Brasília (DF) – A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (25/11) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 325/09, que desvincula a perícia criminal da carreira policial federal, estadual e distrital. Na avaliação do presidente da comissão, deputado Otoniel Lima (PRB-SP), a aprovação da PEC é uma maneira de diminuir a pressão de diversos setores sobre os profissionais que atuam nesta área e de dar melhores condições para o desempenho de suas funções.

“O tratamento constitucional dado à perícia criminal é de subordinação às polícias judiciárias, apesar de aquela desempenhar função distinta. Tal situação tem comprometido o exercício de uma atuação imparcial, pois tem estado sujeita a ingerências de superiores hierárquicos”, argumentou o presidente da comissão.

otoniel-lima-prb-enaltece-aprovacao-de-pec-que-da-autonomia-as-pericias-criminais-foto-douglas-gomes-27-11-14-02O deputado ressaltou que a proposta visa dar status constitucional à perícia criminal, tendo em vista a condição que esta vem assumindo como auxiliar ao Poder Judiciário, por meio da produção científica de provas materiais. A autonomia é defendida porque fortalece o bojo probatório, valoriza a função por ela desempenhada e possibilita o exercício de uma persecução criminal o mais imparcial possível. A melhoria seria não apenas qualitativa da prova produzida, mas, principalmente, das condições materiais de exercício desta função.

O relator da matéria, deputado Alessandro Molon, afirmou, durante a votação, que a medida representa, simultaneamente, a modernização do sistema de segurança pública do país, o fortalecimento de suas instituições democráticas e a consolidação irrefutável de direitos humanos fundamentais eventualmente ameaçados na persecução penal, em atendimento às demandas de diversas organizações.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!