Ossesio Silva reivindica ampliação do Programa de Diabetes em Pernambuco

 O objetivo é prevenir as sequelas causadas pela doença no estado

Publicado em 24/7/2017 - 00:00

O objetivo é prevenir as sequelas causadas pela doença no estado

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) reivindicou a ampliação do Programa de Diabetes em Pernambuco, que consiste na disponibilização de medicamentos necessários para o tratamento da doença, a exemplo de remédios, aparelhos que medem a glicose e a disponibilização de insulina, seringas e fitas reagentes. O objetivo é prevenir as sequelas causadas pela doença no estado.

“O poder público precisa ampliar a entrega dos aparelhos que medem a glicose, assim, os pacientes que necessitam de insulina poderão fazer os testes em casa. Queremos apenas que o governo faça a sua parte e invista na prevenção” disse o republicano.

Segundo o Ministério da Saúde, de 5% a 10% da população sofre de diabetes. Em Pernambuco, isso significa cerca de 600 mil pessoas. Já o público que tem diabetes e precisa de insulina fica em torno 30 mil a 60 mil pessoas.

Diabetes

Caracterizada pela produção irregular da insulina ou pelo emprego inadequado desse hormônio pelo organismo, a diabetes é uma doença crônica. No Brasil, 8,1% da população sofre do problema. Todos os tipos de diabetes podem provocar complicações, como ataques cardíacos, acidentes vasculares, insuficiência renal, amputação de membros e perda de visão. De acordo com o “Global Report on Diabetes“, documento divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend