Ossesio Silva promove debate sobre o extermínio da juventude negra em Pernambuco

Deputado republicano chamou a atenção para o fato de que o problema não é recente.

Publicado em 28/5/2015 - 00:00

 

Recife (PE) – O extermínio da juventude negra em Pernambuco foi debatido em audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (25). O evento foi solicitado pelo deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), membro da comissão. Como encaminhamento, o presidente do colegiado, deputado Edilson Silva (PSOL), propôs a realização de um seminário sobre o tema, que irá subsidiar a elaboração de um plano de ação.

O estado apresenta maior proporção de jovens negros assassinados em relação a jovens brancos, e ocupa o segundo lugar no ranking nacional de vulnerabilidade juvenil à violência. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade (2014), divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro ser morto em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. No ranking nacional, o Estado está atrás apenas da Paraíba (13,4).

Deputado Ossesio chamou a atenção para o fato de que o problema não é recente. “Precisamos nos unir para lograr êxito, porque essa luta é de longas datas. Pernambuco está acima da média nacional em caso de extermínio dos negros. É uma situação crítica e absurda”, disse o deputado republicano, que elogiou o debate e ressaltou a união como forma de juntar forças para enfrentar o problema. “Nós temos que nos unir, não importa a nossa religião, a nossa luta é pelo espaço que nós temos direito. Temos muitas leis, precisamos de mais ações”, completou.

O evento também contou com a presença da coordenadora estadual do PRB Igualdade Racial, Ilma Santos, que ressaltou o trabalho do movimento no estado. “Pernambuco carece de urgência na efetivação das politicas públicas que já existem”, disse. Além dela, a audiência teve a participação de Gilda Assis, membro da Comissão de Mulheres Negras da Região Metropolitana do Recife; Alersson Teixeira, presidente do Fórum de Juventude Negra; Jorge Arruda, coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR); Marta Almeida, coordenadora de políticas da Igualdade Racial do estado; José de Oliveira, coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) e autoridades locais.

Texto e foto: Ascom / deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend