Ossesio Silva promove debate sobre a violência contra a juventude negra em Cabo de Santo Agostinho

ossesio-silva-prb-debate-violencia-contra-juventude-negra-na-regiao-de-cabo-foto-ascom-28-09-15-01

Ossesio Silva destaca que o debate na região foi motivado pelo fato de Cabo de Santo Agostinho carregar o título de município mais violento do país contra o jovem negro.

 

Cabo de Santo Agostinho (PE) – A Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, na última quarta-feira (23), uma audiência pública na Câmara Municipal de Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado, para discutir as políticas públicas voltadas para a população negra. O debate reuniu representantes da Prefeitura, vereadores, movimentos sociais e sociedade civil.

O coordenador do colegiado, deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), destacou que o debate na região foi motivado pelo fato de Cabo de Santo Agostinho carregar o título de município mais violento do país contra o jovem negro, segundo relatório do Índice de Vulnerabilidade Juvenil e Desigualdade Racial 2014. “O estudo da Unesco classificou 37 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, na categoria de muito alta vulnerabilidade, sendo o município de Cabo de Santo Agostinho considerada a cidade onde a juventude estava mais vulnerável à violência no âmbito nacional”, explicou.

ossesio-silva-prb-debate-violencia-contra-juventude-negra-na-regiao-de-cabo-foto-ascom-28-09-15-02De acordo com o estudo, grande parte dos homicídios de jovens negros no Brasil é provocada pelo tráfico de drogas, além da pobreza e falta de acesso a direitos constitucionais básicos, como moradia e educação de qualidade.

A representante da Secretaria de Educação do município e membro do Fórum Étnico-Racial do Cabo, Sueli Lima, lamentou a falta de políticas públicas efetivas voltadas para a população negra, e sugeriu medidas de enfrentamento ao racismo dentro das escolas. “Os alunos precisam entender e respeitar a questão do pertencimento étnico, trabalhando principalmente o conhecimento cultural e a identidade”, pontuou.

ossesio-silva-prb-debate-violencia-contra-juventude-negra-na-regiao-de-cabo-foto-ascom-28-09-15-03A integrante do Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Cabo, Piedade Marques, cobrou um compromisso do Governo Municipal para promover políticas de combate ao preconceito. Ela também criticou as abordagens policiais aos jovens negros, as quais classificou como violentas. “Infelizmente, a cor da pele termina trazendo como principais suspeitos de qualquer crime um negro ou uma negra”, reclamou Piedade, que também faz parte da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo.

Ossesio Silva avaliou de forma positiva os debates da audiência pública, e falou que o próximo passo é encaminhar a discussão para o Poder Executivo. “Vamos levar ao governador as reivindicações da população”, afirmou.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest