Ossesio Silva participa de debate sobre políticas de atenção à pessoas com doenças raras

Ossesio Silva participa de debate sobre políticas de atenção à pessoas com doenças raras

Republicano defende a adoção de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida à pessoas com doenças raras em Pernambuco.

 

Recife (PE) – A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, na quarta-feira (17), uma audiência pública para debater as políticas governamentais que garantam mais qualidade de vida à pessoas com doenças raras no Estado. As discussões buscaram incluir propostas que atendam os familiares desses pacientes, em razão de precisarem se abdicar de projetos pessoais e profissionais para cuidar do enfermo.

Durante o debate, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) citou os casos de pessoas que sofrem com anemia falciforme, uma doença que atinge principalmente a população negra “A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Não há tratamento específico para a anemia falciforme, uma doença para a qual ainda não se conhece a cura”. O deputado ressaltou que já solicitou a Secretaria de Saúde Estadual informações sobre o tratamento das pessoas com a doença no Estado, mas ainda não obteve resposta.

A falta de informação sobre a doença também é um problema, aponta o republicano. “Poucos conhecem a doença, o que dificulta o tratamento eficiente pela rede SUS e pela rede particular de saúde” alertou.

Conscientização

Ossesio Silva é autor do Projeto de Lei nº 39/2015, que cria o Dia Estadual de Conscientização e Combate a Anemia Falciforme, a ser comemorado em 19 de junho. A iniciativa tem por objetivo combater a desinformação acerca da doença e que os órgãos do Estado e a sociedade civil se engajem, intensificando o esclarecimento para gestantes e pais, e colaborando para o diagnóstico precoce e a inclusão social dos portadores da doença.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!