Ossesio Silva participa de audiência pública sobre mobilidade urbana em Recife

ossesio-silva-prb-foto-ascom-04-09-15

Ossesio Silva é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

Recife (PE) – Uma média de 380 mil passageiros utilizam o metrô diariamente, no Estado de Pernambuco. O número é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Recife), que disponibiliza atualmente 25 trens elétricos. A frota total é composta por 40 unidades, entretanto, 15 estão em manutenção ou paradas por contingenciamento de despesas. Na última semana, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou de audiência pública para debater a situação do transporte metroviário e da mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na oportunidade, o parlamentar republicano destacou o entrave para a plena mobilidade na RMR. “A ausência de prioridade do governo do estado foi a causa da paralisação de obras de suma importância, como o Arco Metropolitano, os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul e o sistema de navegabilidade”, disse.

A importância dos metrôs foi ressaltada pelo assessor de planejamento da CBTU-Recife, Paulo Guilherme Siqueira, que apontou a poluição, a despesa com combustível, a deterioração das vias e o aumento dos acidentes como problemas do transporte rodoviário. Os trens elétricos também foram defendidos como solução para a falta de mobilidade na RMR. “O número de passageiros de um metrô corresponde a dois VLTs (veículos leves sobre trilhos), 7,5 BRTs, 15 ônibus e mil carros”, explicou. Citando o urbanista e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, Siqueira defendeu que “cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, mas aquela em que os ricos usam transporte público”.

A necessidade de se investir em transportes coletivos como forma de garantir a mobilidade também foi destaque no pronunciamento do engenheiro Maurício Pina, que representou a Secretaria Estadual das Cidades, no debate. Ele alertou que as projeções revelam que o Recife chegará ao número de um milhão de carros em abril de 2019. Em defesa de vias exclusivas e segregadas para os coletivos, ele destacou que “é preciso dar mais espaço a quem transporta mais passageiros”.

 

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest