Ossesio Silva participa de audiência pública sobre mobilidade urbana em Recife

ossesio-silva-prb-foto-ascom-04-09-15

Ossesio Silva é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

Recife (PE) – Uma média de 380 mil passageiros utilizam o metrô diariamente, no Estado de Pernambuco. O número é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Recife), que disponibiliza atualmente 25 trens elétricos. A frota total é composta por 40 unidades, entretanto, 15 estão em manutenção ou paradas por contingenciamento de despesas. Na última semana, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou de audiência pública para debater a situação do transporte metroviário e da mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na oportunidade, o parlamentar republicano destacou o entrave para a plena mobilidade na RMR. “A ausência de prioridade do governo do estado foi a causa da paralisação de obras de suma importância, como o Arco Metropolitano, os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul e o sistema de navegabilidade”, disse.

A importância dos metrôs foi ressaltada pelo assessor de planejamento da CBTU-Recife, Paulo Guilherme Siqueira, que apontou a poluição, a despesa com combustível, a deterioração das vias e o aumento dos acidentes como problemas do transporte rodoviário. Os trens elétricos também foram defendidos como solução para a falta de mobilidade na RMR. “O número de passageiros de um metrô corresponde a dois VLTs (veículos leves sobre trilhos), 7,5 BRTs, 15 ônibus e mil carros”, explicou. Citando o urbanista e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, Siqueira defendeu que “cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, mas aquela em que os ricos usam transporte público”.

A necessidade de se investir em transportes coletivos como forma de garantir a mobilidade também foi destaque no pronunciamento do engenheiro Maurício Pina, que representou a Secretaria Estadual das Cidades, no debate. Ele alertou que as projeções revelam que o Recife chegará ao número de um milhão de carros em abril de 2019. Em defesa de vias exclusivas e segregadas para os coletivos, ele destacou que “é preciso dar mais espaço a quem transporta mais passageiros”.

 

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!