Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em Caruaru

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em Caruaru

A superação da mortalidade dessa parcela de jovens e a elevação da representatividade de negros nas esferas de poder foram um dos temas debatidos


Recife (PE) –
A Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, presidida pelo deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), promoveu na quinta-feira (16) a primeira atividade fora da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em audiência pública na Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste, o colegiado discutiu ações e políticas públicas com autoridades, movimentos sociais e sociedade civil. A superação da mortalidade dessa parcela de jovens e a elevação da representatividade de negros nas esferas de poder estavam entre os temas tratados.

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em CaruaruA audiência foi solicitada pelo vereador de Caruaru, Carlos Santos (PRB-PE). Segundo ele, as propostas serão encaminhadas para os setores e autoridades competentes. Também participaram representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Secção Pernambuco), Prefeitura de Caruaru, entre outros órgãos e entidades. Durante o evento, houve uma apresentação da Banda de Pífanos Vitoriano Jovem. A presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Verônica Alves da Silva, destacou o preconceito com as pessoas em situação de rua, que atinge também quem trabalha com elas.

Ossesio Silva destacou que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de negros assassinados no Brasil é 132% maior que o de brancos. Frisou, ainda, que Caruaru está entre as cem cidades com mais de cem mil habitantes mais vulneráveis à violência contra jovens negros, conforme índice divulgado pelo Governo Federal em parceria com a Unesco. “O número de homicídios aumentou em Caruaru, em relação ao ano passado, e muitos desses casos se concentram sobre a população jovem, negra e pobre”, ressaltou. Queremos analisar e aprofundar as ações e políticas públicas implantadas, por meio de planos estratégicos construídos com a plena participação da sociedade”, acrescentou o parlamentar republicano.

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em CaruaruAdvogada e ativista do movimento negro, Lucimary Passos, criticou a negação, pelo senso comum, da existência do racismo no País. “A vergonhosa quantidade de afrodescendentes mortos é o sintoma mais agudo da patologia social do racismo. Esse mal só pode ser sanado quando passarmos a reconhecê-lo”, sustentou.

A juíza Orleide Rosélia Nascimento Silva citou levantamento feito pela Vara de Execução Penal em que atua. O registro indica que, nos últimos dois anos, 103 condenados foram vítimas de homicídio no cumprimento da pena. Desses, apenas um era de cor branca, e a idade média era de 23 anos. “A solução não está em segregar. Está nos movimentos sociais, que pensam novas técnicas de inclusão”, observou a magistrada.

Fonte e fotos: Ascom – Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest