Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em Caruaru

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em Caruaru

A superação da mortalidade dessa parcela de jovens e a elevação da representatividade de negros nas esferas de poder foram um dos temas debatidos


Recife (PE) –
A Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, presidida pelo deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), promoveu na quinta-feira (16) a primeira atividade fora da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em audiência pública na Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste, o colegiado discutiu ações e políticas públicas com autoridades, movimentos sociais e sociedade civil. A superação da mortalidade dessa parcela de jovens e a elevação da representatividade de negros nas esferas de poder estavam entre os temas tratados.

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em CaruaruA audiência foi solicitada pelo vereador de Caruaru, Carlos Santos (PRB-PE). Segundo ele, as propostas serão encaminhadas para os setores e autoridades competentes. Também participaram representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Secção Pernambuco), Prefeitura de Caruaru, entre outros órgãos e entidades. Durante o evento, houve uma apresentação da Banda de Pífanos Vitoriano Jovem. A presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Verônica Alves da Silva, destacou o preconceito com as pessoas em situação de rua, que atinge também quem trabalha com elas.

Ossesio Silva destacou que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de negros assassinados no Brasil é 132% maior que o de brancos. Frisou, ainda, que Caruaru está entre as cem cidades com mais de cem mil habitantes mais vulneráveis à violência contra jovens negros, conforme índice divulgado pelo Governo Federal em parceria com a Unesco. “O número de homicídios aumentou em Caruaru, em relação ao ano passado, e muitos desses casos se concentram sobre a população jovem, negra e pobre”, ressaltou. Queremos analisar e aprofundar as ações e políticas públicas implantadas, por meio de planos estratégicos construídos com a plena participação da sociedade”, acrescentou o parlamentar republicano.

Ossesio Silva e Carlos Santos debatem políticas públicas para a juventude negra em CaruaruAdvogada e ativista do movimento negro, Lucimary Passos, criticou a negação, pelo senso comum, da existência do racismo no País. “A vergonhosa quantidade de afrodescendentes mortos é o sintoma mais agudo da patologia social do racismo. Esse mal só pode ser sanado quando passarmos a reconhecê-lo”, sustentou.

A juíza Orleide Rosélia Nascimento Silva citou levantamento feito pela Vara de Execução Penal em que atua. O registro indica que, nos últimos dois anos, 103 condenados foram vítimas de homicídio no cumprimento da pena. Desses, apenas um era de cor branca, e a idade média era de 23 anos. “A solução não está em segregar. Está nos movimentos sociais, que pensam novas técnicas de inclusão”, observou a magistrada.

Fonte e fotos: Ascom – Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest