Ossesio Silva defende políticas públicas de combate às drogas em Pernambuco

Ossesio Silva defende políticas públicas de combate às drogas em Pernambuco

Republicano participou da apresentação do relatório produzido pela ONU sobre as drogas 2017, e pediu união dos parlamentares contra o uso de entorpecentes

Publicado em 1/7/2017 - 00:00

Ossesio Silva defende políticas públicas de combate às drogas em Pernambuco
Ossesio Silva participou da apresentação do relatório produzido pela ONU sobre as drogas 2017, e pediu união dos parlamentares contra o uso de entorpecentes

Recife (PE) – Ao participar da apresentação do Relatório Mundial sobre drogas 2017, produzido e apresentado pelas Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), na segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB) defendeu políticas públicas para combater o uso de entorpecentes no Estado.

“Temos que nos unir para ajudar a implementar políticas públicas para os usuários de drogas e dependentes químicos, inclusive com a edição de legislação de prevenção, tratamento e reinserção social do usuário e combate ao tráfico. Precisamos intensificar ações para garantir que as pessoas fiquem livres do vício. A dependência química é uma dificuldade de todas as classes sociais. As drogas ilícitas têm matado milhões de pessoas e devemos nos unir contra essa situação”, destacou Ossesio.

Líder do PRB na Assembleia, Ossesio Silva é autor do projeto que originou a Lei nº 15.154/2013, que institui no calendário de eventos de Pernambuco, o Dia Estadual de Combate ao uso e tráfico Ilícito de drogas, comemorado anualmente no dia 26 de junho.

O evento na Assembleia Legislativa de Pernambuco marcou o Dia Internacional de Combate às Drogas e reuniu gestores públicos e integrantes de organizações da sociedade civil. Também em referência à data, a Assembleia recebeu entidades dedicadas ao enfrentamento da questão, que promoveram o Mutirão pela Vida. A mobilização, em sua 14ª edição, realizou atendimentos e trabalho de conscientização no pátio do Museu Palácio Joaquim Nabuco.

Segundo o relatório, no mundo, quase 30 milhões de pessoas apresentam transtornos relacionados ao consumo de drogas. Ainda de acordo com o relatório, as substâncias derivadas do ópio, como a heroína, respondem por 70% dos danos provocados pelo uso problemático de entorpecentes. Consumido por meio de seringas, esse tipo de droga está associado a males como o HIV e a hepatite C.

Antes da apresentação do relatório, parlamentares foram à tribuna ressaltar a importância da ocasião. “O esforço de enfrentamento às drogas, realizado muitas vezes sem a ajuda dos governos, tem um papel fundamental na construção da cidadania”, disse o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa.

“Felizmente, no Brasil, o problema das substâncias injetáveis não tem a mesma magnitude que no Hemisfério Norte. Aqui, são os usuários de crack que preocupam”, apontou o representante no Brasil do UNODC, Rafael Franzini. Ao todo, o documento contabiliza 250 milhões de usuários de tóxicos no planeta. “O consumo de drogas está estável no mundo, mas houve incremento no número de usuários problemáticos. Devemos estar preparados para essa tendência”, apontou Franzini.

Também participaram do evento, o coordenador estadual do PRB Juventude, Daniel Cerqueira, o presidente municipal do PRB no Cabo de Santo Agostinho, Cleber Silva, e representantes do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da Prefeitura do Recife e da Câmara Municipal do Recife.

Texto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend