Ossesio Silva alerta para maus-tratos contra idosos

Deputado destacou a necessidade da efetivação de políticas públicas para a população idosa no país

Publicado em 21/6/2017 - 00:00

Deputado Ossesio Silva destacou a necessidade da efetivação de políticas públicas para a população idosa no país

Recife (PE) – Por ocasião do Dia Mundial da Conscientização Contra o Abuso de Idosos, celebrado no último dia 15 de junho, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) chamou atenção para os maus-tratos cometidos contra este segmento da população.

Ao registrar a data, o parlamentar destacou o perfil dos casos de agressão. Com base no Disque 100, o deputado pontuou que, em sua maioria, os relatos tratam de negligência (77% das denúncias), violência psicológica (51%), abuso financeiro e econômico (38%) e violência física (26%). “Essa população muitas vezes tem sido negligenciada. Ter um dia voltado para a conscientização da violência contra a população idosa se torna de extrema relevância. Não são raros casos de pessoas idosas agredidas por cuidadores ou mesmo familiares”, enfatizou.

O parlamentar abordou, ainda, o progressivo envelhecimento dos brasileiros. Ele enfatizou a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a população idosa no país vai triplicar em 40 anos, passando de 19 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões (29,3%) em 2050. E que Pernambuco, atualmente com 11% de cidadãos idosos, é um dos Estados mais envelhecidos do Brasil.

Ossesio Silva também citou dispositivos do Estatuto do Idoso para defender a efetivação, em especial, do que está previsto no artigo 4º: “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.

Fonte e foto: Ascom – Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend