Ossesio lamenta crescimento da vulnerabilidade social na Região Metropolitana do Recife

“O Recife vive uma das mais dramáticas crises socioeconômicas de sua história. Misturam-se índices elevados de violência, déficit de moradia e mobilidade urbana”, afirmou o deputado

Publicado em 2/9/2017 - 00:00

Ossesio lamenta crescimento da vulnerabilidade social na Região Metropolitana do Recife
“O Recife vive uma das mais dramáticas crises socioeconômicas de sua história. Misturam-se índices elevados de violência, déficit de moradia e mobilidade urbana”, afirmou Ossesio Silva

Recife (PE) – A Região Metropolitana da capital pernambucana apresenta o pior Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) entre as dez maiores metrópoles brasileiras. O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) chamou a atenção para o assunto durante reunião plenária da última quarta-feira (30). Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os indicadores aumentaram 16,3% entre 2011 e 2015, enquanto em outras metrópoles, como Fortaleza e São Paulo, o crescimento foi de 3,9% e 2,4%, respectivamente.

“O Recife vive uma das mais dramáticas crises socioeconômicas de sua história. Misturam-se índices elevados de violência, déficit de moradia e mobilidade urbana”, afirmou Ossesio. O IVS é composto por três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho.

“No campo do trabalho e renda, por exemplo, todos os indicadores analisados apresentaram sensível piora. Na infraestrutura urbana, o deslocamento das pessoas mais pobres para ir ao trabalho foi um dos principais responsáveis por Recife estar na pior posição do ranking”, destacou o republicano.

Ossesio Silva ressaltou, ainda, o recorte de raça e de gênero da vulnerabilidade social. “O Ipea chega à triste conclusão de que a desigualdade atinge de forma mais contundente os seguintes segmentos: as mulheres, as mulheres negras e, mais ainda, as mulheres negras que vivem na área rural. É com muito desconforto que revelo números tão negativos. Faço essas colocações sem nenhuma conotação político-partidária, mas apenas reproduzindo o clamor da sociedade sobre o tema”, lamentou o deputado do PRB.

Fonte e foto: Ascom – Assembleia Legislativa de Pernambuco
Edição: Ascom – PRB Pernambuco

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend