Oposição cobra debate amplo sobre a Arena Pernambuco

Oposição cobra debate amplo sobre a Arena Pernambuco

Para Silvio Costa Filho, é necessário que o debate sobre essa PPP seja o mais amplo possível, para que fiquem esclarecidos todas as perguntas ainda não respondidas

 

Recife (PE) – O Governo do Estado e parte da sua base na Assembleia Legislativa (Alepe) colocaram na rua uma operação para esvaziar o debate sobre a Arena Pernambuco, com a realização de uma audiência pública esvaziada, nesta segunda-feira (11), na Comissão de Administração Pública. Segundo o líder da Bancada de Oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PRB-PE), não tem sentido realizar uma audiência sobre um tema complexo, como a PPP da Arena, ouvindo apenas o procurador do Estado, Antônio César Caúla, como insiste a Comissão de Administração Pública, presidida pelo deputado Ângelo Ferreira. “Na verdade, o que o Governo está pretendendo é interditar o debate com a realização de uma meia audiência”, criticou.

O deputado republicano ressalta a necessidade de se ouvir outras pessoas envolvidas no processo para que sejam esclarecidos os pontos obscuros desse contrato e sobre o futuro da Arena. “Qual vai ser a nova modelagem da Arena? Quem vai arcar com os empréstimos tomados ao Banco do Nordeste e BNDES? Como será paga a construção do estádio? Qual a contrapartida que será oferecida para o grupo de investidores que assumir a Arena? Que grupo internacional terá interesse em assumir um equipamento investigado pela Polícia Federal? Esses são apenas alguns questionamentos que precisam ser respondidos pelo Governo”, pontou.

Entre as sugestões de autoridades a serem ouvidas pelo Poder Legislativo, Silvio destaca o secretário de Turismo, Esportes e Lazer; Felipe Carreras, que assumirá a responsabilidade pelo empreendimento; os representantes legais da Odebrecht Arenas, braço da construtora que responde pela Arena Pernambuco; além do prefeito Geraldo Júlio, que na época do lançamento do edital de licitação respondia pelo Comitê Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPE), a quem cabia avaliar, aprovar e incluir o projeto Arena Pernambuco/Cidade da Copa no Programa Estadual de PPP’s, assim como encaminhar sua licitação.

Para esclarecer as incógnitas ainda no ar, a Bancada de Oposição deve realizar, ainda este mês, uma nova audiência sobre a Arena Pernambuco, dessa vez puxada pela comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Edilson Silva (Psol). Segundo o parlamentar do PRB, a Arena foi a única obra para a Copa de 2014 que chegou a ser finalizada em Pernambuco. As obras de mobilidade prometidas ainda se arrastam, sem data para conclusão. O estádio, no entanto, foi acelerado, apesar de uma série de pareceres dos órgãos de controle de consultorias alegando que o empreendimento. É preciso para que o Governo deixe claro a população o que o levou a insistir no erro”, cobrou.

Silvio reforça a necessidade de o debate sobre essa PPP seja o mais amplo possível, para que fiquem esclarecidos todas as perguntas ainda não respondidas. “A sociedade pernambucana precisa ter a oportunidade de ver esclarecido todo esse imbróglio que se tornou a Arena Pernambuco. Nós, da Oposição, continuaremos nos aprofundando sobre esse tema para que sejam esclarecidas todas as incógnitas que ainda continuam no ar”, destacou.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest