Oliveira Filho cobra políticas públicas no combate à violência

02_05_13_atuacao01_pr_oliveira_filho_cobra_politicas_publicas

Para o deputado, o crescimento desordenado dos grandes centros gera incremento da criminalidade

Brasília (DF) – “A violência praticada com armas de fogo no Brasil chega a ser maior do que situações de conflito armado como as guerras do Golfo e do Afeganistão”, alertou o deputado Oliveira Filho (PRB-PR) ao conclamar a sociedade, membros da União, estados e municípios na luta contra a violência.

Na avaliação do parlamentar, o exemplo mais emblemático é o da Capital do país, que completou 53 anos no último dia 21 de abril, e que apesar de ter um dos maiores PIB do Brasil, registra números assombrosos acerca da violência e da desigualdade social. “Em contraste com a prosperidade da cidade que ganha força com altos salários do funcionalismo, a segunda maior favela do Brasil localiza-se a 30 km do Palácio do Planalto em Ceilândia, trata-se da Comunidade Sol Nascente, que possui 57 mil moradores e só perde o posto para a Rocinha, no Rio de Janeiro”, explicou.

Para o deputado, o crescimento desordenado dos grandes centros gera incremento da criminalidade. “Uma grande concentração humana não beneficiada pelas politicas públicas socioeconômicas, que sobrevive no entorno das cidades ricas, desequilibra todos os freios e contrapesos emanados do Estado, assim como impinge sofrimento à sociedade e desgasta os governantes. Tudo isso gera revolta social, que, por sua vez, faz florescer mais violência, cooperando para um círculo vicioso de desarmonias”, ponderou.

O deputado concluiu o discurso lembrando que é preciso haver uma ação coordenada entre a União, os estados e os municípios na elaboração de políticas públicas contra a violência. “Considerando as taxas de óbito por armas de fogo por 100 mil habitantes nas Unidades da Federação (UF) brasileiras/2010, o Distrito Federal foi a nona UF com o maior número de óbitos por armas de fogo. Os dados são preocupantes e exigem medidas emergenciais”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest