Projeto de lei de Edson Praczyk beneficia consumidor no combate à obesidade

Projeto de lei de Edson Praczyk beneficia consumidor no combate à obesidade

Praczyk lembra que estudos recentes do Ministério da Saúde mostraram que 40% da população brasileira está acima do peso

 

Curitiba (PR) – O deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR), voltou a comentar na Assembleia Legislativa, a lei 17.804/13 de sua autoria, pelo qual ficam os bares, restaurantes hotéis, fast-foods, sorveterias, docerias, delicatesses e outros estabelecimentos que comercializem produtos para consumo imediato, obrigados a manter à disposição do consumidor, uma relação de todos os itens comercializados, com a respectiva quantidade de calorias a ser adquirida na ingestão dos produtos, bem como a necessidade calórica de consumo diário por pessoa, por faixa etária e atividade.

De acordo com a proposta, esta relação deverá ser elaborada e assinada por nutricionista, com o respectivo número de sua inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas, sendo que a quantidade de calorias deverá constar ao lado de cada produto nos cardápios expostos em cada estabelecimento.

“O conhecimento do valor calórico dos alimentos é vital para a sociedade, mas esse tipo de informação era divulgada apenas nos produtos industrializados e nas prateleiras dos supermercados”, comenta o parlamentar republicano. Segundo ele, boa parte da população que sofre de males como a obesidade, diabetes e altas taxas de colesterol alimenta-se em fast-foods, bares, lanchonetes e restaurantes, sem ter consciência do teor de gordura e calorias dos alimentos.

Praczyk lembra que estudos recentes do Ministério da Saúde mostraram que 40% da população brasileira está acima do peso, e na semana passada um levantamento da Organização Mundial da Saúde revelou que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade estão obesas ou com sobrepeso, e o que chama mais atenção no estudo, é o aumento de crianças que são de famílias de baixa renda.

Segundo o deputado do PRB, a divulgação de um estudo muito recente sobre desnutrição e obesidade no Brasil, mostrou que o número de obesos está ultrapassando de desnutridos, e a esmagadora maioria dos profissionais de saúde concorda que o tratamento da obesidade deve passar por uma série de medidas reeducativas, por isso o controle de gordura e caloria nos alimentos deve ser intensificado a cada dia, no sentido de se diminuir o número de pessoas independente de idade, que hoje estão sofrendo com a obesidade.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest