Projeto de lei de Edson Praczyk beneficia consumidor no combate à obesidade

Projeto de lei de Edson Praczyk beneficia consumidor no combate à obesidade

Praczyk lembra que estudos recentes do Ministério da Saúde mostraram que 40% da população brasileira está acima do peso

 

Curitiba (PR) – O deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR), voltou a comentar na Assembleia Legislativa, a lei 17.804/13 de sua autoria, pelo qual ficam os bares, restaurantes hotéis, fast-foods, sorveterias, docerias, delicatesses e outros estabelecimentos que comercializem produtos para consumo imediato, obrigados a manter à disposição do consumidor, uma relação de todos os itens comercializados, com a respectiva quantidade de calorias a ser adquirida na ingestão dos produtos, bem como a necessidade calórica de consumo diário por pessoa, por faixa etária e atividade.

De acordo com a proposta, esta relação deverá ser elaborada e assinada por nutricionista, com o respectivo número de sua inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas, sendo que a quantidade de calorias deverá constar ao lado de cada produto nos cardápios expostos em cada estabelecimento.

“O conhecimento do valor calórico dos alimentos é vital para a sociedade, mas esse tipo de informação era divulgada apenas nos produtos industrializados e nas prateleiras dos supermercados”, comenta o parlamentar republicano. Segundo ele, boa parte da população que sofre de males como a obesidade, diabetes e altas taxas de colesterol alimenta-se em fast-foods, bares, lanchonetes e restaurantes, sem ter consciência do teor de gordura e calorias dos alimentos.

Praczyk lembra que estudos recentes do Ministério da Saúde mostraram que 40% da população brasileira está acima do peso, e na semana passada um levantamento da Organização Mundial da Saúde revelou que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade estão obesas ou com sobrepeso, e o que chama mais atenção no estudo, é o aumento de crianças que são de famílias de baixa renda.

Segundo o deputado do PRB, a divulgação de um estudo muito recente sobre desnutrição e obesidade no Brasil, mostrou que o número de obesos está ultrapassando de desnutridos, e a esmagadora maioria dos profissionais de saúde concorda que o tratamento da obesidade deve passar por uma série de medidas reeducativas, por isso o controle de gordura e caloria nos alimentos deve ser intensificado a cada dia, no sentido de se diminuir o número de pessoas independente de idade, que hoje estão sofrendo com a obesidade.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest