No Recife, Ossesio Silva participa de debate sobre o extermínio da juventude negra

No Recife, Ossesio Silva participa de debate sobre o extermínio da juventude negra

O encontro, realizado na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi promovido pela ONG Visão Mundial

 

Recife (PE) – Na noite de quinta-feira (1°), o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), participou de uma roda de debate com jovens pernambucanos para discutir o extermínio da juventude negra no estado. O encontro, realizado na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi promovido pela ONG Visão Mundial, considerada a maior organização humanitária do mundo, através do projeto Juventude E-NovAção, que propôs uma discussão sobre o crescente número de jovens negros assassinados no país.

O bate-papo contou ainda com a participação do cantor e compositor Tico Santa Cruz, integrante da banda Detonautas; e Vanessa Barboza, representante da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB). Coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco, Ossesio defendeu que o momento atual é de evolução no enfrentamento ao racismo e à violência contra jovens negros no estado. “É importante ouvirmos a sociedade, mas posso afirmar que vivemos um momento de progresso no combate ao racismo em nosso estado, com a nossa Frente Parlamentar lutando para a criação de várias políticas públicas que possam beneficiar os mais vulneráveis”, salientou o deputado republicano.

ossesio-silva-prb-bate-papo-racismo-visao-mundial-foto-ascom-02-09-16 (2)Um dos idealizadores do encontro, Reinaldo Almeida frisou a seletividade dos dados sobre a violência entre jovens no país, cobrando medidas efetivas de origem política. “Não é qualquer jovem que tem morrido no Brasil. Os jovens vítimas de assassinato têm cor e classe: são rapazes, negros e moradores da periferia. E isso nos convoca, como organização de direitos, a mobilizar a sociedade pra chamar a atenção pra essa pauta e pra exigir dos governantes que tomem providências”, afirmou o diretor de operações da Visão Mundial.

Referência para milhares de jovens, Tico Santa Cruz também destacou a urgência para que o racismo e os crimes de ódio sejam combatidos com maior veemência pela classe política e por todos os demais segmentos da sociedade. No debate, o músico falou que a luta não é exclusiva da população negra, partindo de seu próprio exemplo. “Muita gente pergunta o que eu, um ‘cara’ branco e de classe média, tenho a contribuir com esse debate. Sabe, eu já tive do outro lado, um dia. Já reproduzi preconceitos dos quais hoje me arrependo porque as minhas experiências de vida me fizeram enxergar o quão errado eu estava. E se a minha música me fez ter alguma visibilidade, obter conquistas, o mínimo que eu posso fazer é usá-la pra endossar essa luta, que não é só da população negra, mas de todos nós”, declarou.

Vanessa Barboza, que faz parte de uma organização ainda pouco conhecida em Pernambuco, mas que já começa a dar frutos, ressaltou a força que tem a igreja para o protagonismo de grandes mudanças sociais, e busca cada vez mais alianças com jovens negros e negras evangélicos para que o comodismo e a passividade social não se instale nos templos. “Nós estamos nessa luta para que as igrejas sejam também um lugar de igualdade, de justiça social e racial”, concluiu.

Texto e foto: Ascom – PRB Pernambuco
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest