No Recife, Ossesio Silva participa de debate sobre o extermínio da juventude negra

No Recife, Ossesio Silva participa de debate sobre o extermínio da juventude negra

O encontro, realizado na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi promovido pela ONG Visão Mundial

 

Recife (PE) – Na noite de quinta-feira (1°), o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), participou de uma roda de debate com jovens pernambucanos para discutir o extermínio da juventude negra no estado. O encontro, realizado na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi promovido pela ONG Visão Mundial, considerada a maior organização humanitária do mundo, através do projeto Juventude E-NovAção, que propôs uma discussão sobre o crescente número de jovens negros assassinados no país.

O bate-papo contou ainda com a participação do cantor e compositor Tico Santa Cruz, integrante da banda Detonautas; e Vanessa Barboza, representante da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB). Coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco, Ossesio defendeu que o momento atual é de evolução no enfrentamento ao racismo e à violência contra jovens negros no estado. “É importante ouvirmos a sociedade, mas posso afirmar que vivemos um momento de progresso no combate ao racismo em nosso estado, com a nossa Frente Parlamentar lutando para a criação de várias políticas públicas que possam beneficiar os mais vulneráveis”, salientou o deputado republicano.

ossesio-silva-prb-bate-papo-racismo-visao-mundial-foto-ascom-02-09-16 (2)Um dos idealizadores do encontro, Reinaldo Almeida frisou a seletividade dos dados sobre a violência entre jovens no país, cobrando medidas efetivas de origem política. “Não é qualquer jovem que tem morrido no Brasil. Os jovens vítimas de assassinato têm cor e classe: são rapazes, negros e moradores da periferia. E isso nos convoca, como organização de direitos, a mobilizar a sociedade pra chamar a atenção pra essa pauta e pra exigir dos governantes que tomem providências”, afirmou o diretor de operações da Visão Mundial.

Referência para milhares de jovens, Tico Santa Cruz também destacou a urgência para que o racismo e os crimes de ódio sejam combatidos com maior veemência pela classe política e por todos os demais segmentos da sociedade. No debate, o músico falou que a luta não é exclusiva da população negra, partindo de seu próprio exemplo. “Muita gente pergunta o que eu, um ‘cara’ branco e de classe média, tenho a contribuir com esse debate. Sabe, eu já tive do outro lado, um dia. Já reproduzi preconceitos dos quais hoje me arrependo porque as minhas experiências de vida me fizeram enxergar o quão errado eu estava. E se a minha música me fez ter alguma visibilidade, obter conquistas, o mínimo que eu posso fazer é usá-la pra endossar essa luta, que não é só da população negra, mas de todos nós”, declarou.

Vanessa Barboza, que faz parte de uma organização ainda pouco conhecida em Pernambuco, mas que já começa a dar frutos, ressaltou a força que tem a igreja para o protagonismo de grandes mudanças sociais, e busca cada vez mais alianças com jovens negros e negras evangélicos para que o comodismo e a passividade social não se instale nos templos. “Nós estamos nessa luta para que as igrejas sejam também um lugar de igualdade, de justiça social e racial”, concluiu.

Texto e foto: Ascom – PRB Pernambuco
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!