Eduardo Lopes visita obras de unidade de processamento de peixes em Seberi

Eduardo Lopes visita obras de unidade de processamento de peixes em Seberi

O projeto abrange 63 municípios das regiões da Produção e Celeiro

 

Seberi (RS) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e o deputado estadual Carlos Gomes, ambos do PRB, estiveram em Seberi para visitar as obras da Unidade Regional Pública de Processamento de Peixes. O projeto abrange 63 municípios das regiões da Produção e Celeiro e beneficiará mais de 6 mil famílias de pescadores e piscicultores familiares.

No CTG Querência da Serra, Lopes falou sobre as ações do MPA e anunciou que a meta é, até o final do ano, alcançar a industrialização de 4 milhões de toneladas de pescado no país. “Atualmente, a produção nacional é de 2,5 milhões de toneladas, quantia pequena diante das possibilidades que o setor oferece”, observa. “São milhares de agricultores familiares que têm a oportunidade de diversificar a produção e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

O ministro informou, ainda, que para o projeto da indústria serão investidos R$ 13,4 milhões via recursos do governo federal, com contrapartida de R$ 274 mil do município. A administração municipal também garantiu a área de 23 mil metros quadrados, localizada às margens da ERS 585, na Linha Noro. A estrutura tem previsão de término para daqui a um ano e será composta pelo frigorífico de peixes, com 1.291,53 m² de área; fábrica de ração para peixes, com área de 835,40 m², além de fábrica de farinha de peixes, com área de 174,40 m².

ministro-eduardo-lopes-visita-obras-de-unidade-de-processamento-de-peixes-em-seberi-27-06-14-01O prefeito Renato Bonadiman reconheceu a importância da intervenção do deputado Carlos Gomes junto ao Ministério da Pesca para a concretização do projeto. “Carlos Gomes participou da nossa luta em diversas instâncias, aqui no Estado e também em Brasília. A soma de esforços permitirá que a população colha os frutos deste empreendimento, que virão refletidos na melhoria da qualidade de vida e na geração de emprego e renda para a região”, projetou.

Para Carlos Gomes, o próximo passo é fortalecer a cadeia produtiva de pescado na região para corresponder à demanda que o futuro empreendimento deverá gerar. Autor da lei que inclui o pescado na merenda escolar na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, o deputado reforça que a unidade deverá também oferecer uma alternativa econômica para os pequenos produtores rurais. “Quando cheguei na Assembleia Legislativa em 2007, os pescadores gaúchos não tinham um setor no Poder Executivo para entregar as suas reivindicações. Criamos um Departamento da Pesca no governo estadual, quando nossa solicitação foi aceita pelo governo da época e mantida pela atual administração”, lembrou.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual Carlos Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest