Ministro do Meio Ambiente recebe Alan Rick para tratar do setor produtivo florestal

Ministro do Meio Ambiente recebe Alan Rick para tratar do setor produtivo florestal

Acompanharam o deputado do PRB na audiência a presidente em exercício da Fieac, Adelaide de Fátima; e o diretor-executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos

Brasília (DF) – A prorrogação do prazo para os estudos do aproveitamento das toras de madeira de manejo na Amazônia foi pauta de audiência entre o deputado federal Alan Rick (PRB-AC) e o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na última quarta-feira (14), em Brasília. O parlamentar acreano agendou a reunião para que representantes do setor pudessem tratar da Resolução 474/2016 do Conama e da Instrução Normativa 21/2014 do Ibama.

Estiveram presentes a presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Adelaide de Fátima; o diretor-executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do MT (Cipem), Valdinei Bento dos Santos; além de técnicos do serviço florestal.

“Mais uma vez o ministro Sarney Filho demonstra seu compromisso com as atividades econômicas que tem responsabilidade ambiental e compreende a necessidade de prorrogar o prazo para os estudos do aproveitamento volumétrico da madeira. As indústrias do Acre e dos demais estados que compõem a Amazônia e que trabalham dentro da Lei, geram emprego e renda e que tem interesse em manter esse mercado, querem aproveitar a madeira de forma correta e esse estudo é fundamental”, explica Alan.

O primeiro assunto tratado se refere à Resolução 474/2016 do Conama, que limita, até o dia 05 de outubro de 2016, o prazo de protocolo dos estudos que determinam o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) adotado pelas indústrias no processamento da madeira. Caso esse prazo não seja atendido, o índice atual de 45% ou o novo índice que o estudo vier a determinar acima desse limite não valerá e a indústria só será contemplada com o índice de 35%, considerado baixo para a maioria das espécies.

“Na prática, essa redução prejudica o setor, tendo em vista que o percentual aproveitado pode ser maior. E é importante lembrar que se a indústria tem um rendimento acima de 35%, vai precisar inutilizar o restante. O apoio do deputado Alan junto ao Ministério do Meio Ambiente foi fundamental, pois o ministro nos garantiu a verificação jurídica para que esse prazo seja prorrogado até abril de 2017, data do início da vigência”, ressalta a presidente da Fieac, Adelaide Fátima.

Outro tema tratado com Sarney Filho foi a Instrução Normativa 21/2014 que trata da variação de 10% das dimensões das peças de madeira serrada nas cargas e no que se refere às madeiras curtas. O próprio Ministério do Meio Ambiente já havia determinado ao Ibama essa variação, mas ainda não está sendo aplicada.

“É preciso que o Ibama adeque a sua Instrução Normativa à Resolução do Conama no item do documento que trata das nomenclaturas dos produtos madeireiros que são comercializados, tais como viga, caibro e vigota, por exemplo. Essa adequação já foi inclusive tratada anteriormente durante debates em reuniões realizadas no final do ano passado e início desse ano e aprovada por unanimidade em Plenário”, ressalta Valdinei Bento dos Santos, do Cipem.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest