Saúde e energia elétrica serão as primeiras prioridades de Mecias de Jesus no Senado

Mecias de Jesus quer implantar ensino de xadrez em escolas de Roraima

Segundo o parlamentar, a prática do xadrez ajuda a melhorar o raciocínio lógico, desenvolve a criatividade e equilibra a concentração na sala de aula

Publicado em 22/9/2017 - 00:00

Mecias de Jesus quer implantar ensino de xadrez em escolas de Roraima
Segundo o parlamentar, a prática do xadrez ajuda a melhorar o raciocínio lógico, desenvolve a criatividade e equilibra a concentração na sala de aula

Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima analisa projeto de lei do deputado estadual Mecias de Jesus (PRB-RR) que sugere a implantação do projeto “Xadrez na Escola”, em unidades de ensino público e privado dos ensinos fundamental e médio.

Segundo o parlamentar, a prática do xadrez ajuda a melhorar o raciocínio lógico, desenvolve a criatividade, evolui o aprendizado e equilibra a concentração na sala de aula.

De acordo com a proposta, o Xadrez na Escola será um complemento educacional a ser inserido na disciplina de Educação Física e seu desenvolvimento, quando aprovado, ficará a cargo da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (COPCDH), parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar. Os espaços para a realização dos jogos serão de responsabilidade das unidades de ensino, ainda conforme a projeto.

“A ideia surgiu após contato com policiais militares que já ministram ou ministraram aulas de xadrez em algumas escolas do estado. Após a troca de informações, chegamos à conclusão de que deveríamos propor uma lei no sentido de inserir no calendário estadual das escolas públicas e privadas, a obrigatoriedade, da aula de xadrez”, explicou Mecias de Jesus, ao afirmar que o governo vai capacitar professores e policiais militares, para que possam ministrar essas aulas.

O projeto prevê também que seja trabalhado a abordagem teórica, que levará em conta a origem do esporte como jogo, arte, ciência, regras básicas e demonstrará a importância da prática como desenvolvedor do pensamento crítico e da ética pessoal.

Ainda de acordo Mecias de Jesus, o projeto Xadrez na Escola foi uma iniciativa da Policia Militar de Roraima e já foi executado em algumas instituições do Estado. As primeiras a receberem a atividade em 2016 foram as escolas estaduais José Aureliano da Costa e Mario Homem de Melo, no município de Cantá.  Ao todo, nestas localidades o projeto chegou a atender 92 estudantes de 11 a 17 anos. Na sequência os alunos da escola Ovídio Dias, no município de Amajarí, que atendeu 50 alunos.     

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – deputado estadual Mecias de Jesus
Foto: Ascom – deputado estadual Mecias de Jesus

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend