Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e Angola

Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e Angola

Evento comemorou também os 40 anos de independência do país africano. Homenagem foi proposta por Márcio Marinho.

 

Brasília (DF) – Por inciativa do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), a Câmara dos Deputados homenageou os 40 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Angola. O evento, que comemorou também os 40 anos de independência do país africano, contou com a presença do embaixador de Angola, Nelson Cosme; do embaixador do Zimbabue e decano dos embaixadores africanos no Brasil, Thomas S. Bvma; do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Sérgio França Danese; e do diretor da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), Sérgio Moreira Lima.

Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e Angola“Hoje celebramos fortes laços no segmento econômico, por meio de cooperação jurídica, técnica e educacional, além de parcerias nos setores de energia e investimentos, entre outros. Mas isso não resume as relações entre os países. O Brasil tem uma amizade fraterna com Angola e, por isso, estamos aqui para festejar este vínculo”, afirmou Marinho. Segundo ele, estima-se que, de um total de 1,5 milhão de escravos africanos trazidos ao Brasil, 67% são oriundos de Angola. “A nossa dívida com os africanos nunca será paga”.

O deputado federal Carlos Gomes (PRB–RS) prestigiou o evento. “Aproveito para fazer um agradecimento pelo trabalho na construção da cultura brasileira. Esse momento nos permite fazer uma reflexão da nossa própria história”.

Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e AngolaO secretário-geral do Itamaraty, embaixador Sérgio França Danese, ressaltou os avanços econômicos entre os dois países. “Desde aquele dia histórico de 11 de novembro de 1975, as relações entre os países têm crescido em ritmo significativo. As perspectivas de cooperação técnica são promissoras em áreas como gestão governamental, desenvolvimento ambiental, educação e saúde. No plano econômico, Angola é um dos principais parceiros do Brasil na África. Entre 2006 e 2014, nosso comércio expandiu em 80% e alcançou mais de 2,3 bilhões de dólares”, disse Danese.

Saiba mais

Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e AngolaBrasil e Angola têm antecedentes históricos em comum, pois ambos fizeram parte do Império Colonial Português. A presença de empresas brasileiras no país amigo retrata essa premissa, tendo muitas delas firmado, nos últimos anos, grandes contratos para a execução de obras públicas de infraestrutura naquele país, anteriormente arrasado por anos de conflito, durante a Guerra Civil. Com uma população de quase 20 milhões de habitantes, este é o terceiro maior produtor de petróleo da África e sua economia vem investindo bilhões na reconstrução do país, renovando sua infraestrutura e promovendo o desenvolvimento social. Atualmente, cerca de 25 mil trabalhadores brasileiros prestam serviços em Angola.

 

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest