Marinho quer debater corte de recursos para CEPLAC em audiência pública

Republicano reclama que orçamento do órgão teve quatro cortes sucessivos no decorrer deste ano

Publicado em 4/10/2013 - 00:00

04_10_13_destaque04_marinho_aquer_debater_ceplac_cortes
“É preciso que o assunto seja debatido, as razões para esse cortes sejam apresentadas e as soluções sejam encontradas”, afirmou o republicano

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (02), requerimento de autoria do deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) para realização de audiência pública acerca das questões relativas à alocação de recursos orçamentários para Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). “É preciso que o assunto seja debatido, as razões para esse cortes sejam apresentadas e as soluções sejam encontradas”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, o orçamento do órgão teve quatro cortes sucessivos no decorrer deste ano – algo em torno de 70% – inviabilizando completamente a execução do seu Programa de Trabalho. “Essa escassez de recursos afeta diretamente a pesquisa de combate à Vassoura-de-Bruxa e também os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural que a CEPLAC presta aos produtores de cacau. Tudo isso leva à redução da produtividade. Atualmente o que se vê é a substituição de áreas plantadas de cacau por outras atividades agrícolas”, explicou.

Para Marinho, cortes sucessivos, dessa ordem, inviabilizam qualquer tentativa de crescimento e consolidação da atividade cacaueira. “O orçamento de 2013 não trouxe um centavo sequer para o Combate à Vassoura de Bruxa e grande parte das plantações de cacau apresenta aumento de variedades susceptíveis à praga, o que pode ser uma consequência da falta de aplicação de novas tecnologias de controle da doença”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend