Marinho promove homenagem aos afrodescendentes em Sessão Solene na Câmara

Solenidade foi realizada em homenagem à Década Internacional dos Afrodescendentes

Publicado em 1/7/2015 - 00:00

Marinho promove homenagem aos afrodescendentes em Sessão Solene na Câmara
Sessão Solene foi realizada em homenagem à Década Internacional dos Afrodescendentes

Brasília (DF) – Em reconhecimento ao que os afrodescendentes representam para a história e a cultura brasileira, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) promoveu Sessão Solene em homenagem à Década Internacional dos Afrodescendentes, nesta quarta (1º), na Câmara dos Deputados. A solenidade contou com a participação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e de representantes do Itamaraty, da Fundação Cultural Palmares, de embaixadores africanos e da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir).

marcio-marinho-prb-homenagem-afrodescendentes-foto2-douglas-gomes-01-07-15Para Marinho, a Década é uma iniciativa importante e única oportunidade para destacar a contribuição dos afrodescendentes às sociedades, além de propor medidas concretas que promovam a plena inclusão e o combate ao preconceito e à discriminação racial. “Apesar de sermos um país de grande miscigenação, sabemos que mesmo com os avanços, as pessoas de descendência africana sofrem as consequências com a cor de sua pele”, justifica.

marcelo-crivella-prb-homenagem-afrodescendentes-foto-douglas-gomes-01-07-15O senador Marcelo Crivella ressaltou a importância dos afrodescendentes na formação e na consolidação do país. “Não há um só brasileiro que não tenha pelo menos 30% de genes africanos correndo no seu sangue, no seu patrimônio genético. A influência é tamanha que, com essa contribuição extraordinária, nos tornamos essa raça especial e miscigenada”, disse o republicano.

Para a assessora internacional da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Magali Naves, a Década Internacional dos Afrodescendentes constitui o reconhecimento da comunidade internacional de que ainda permanecem ativos os mecanismos que reproduzem o racismo, a desigualdade e a negação dos direitos fundamentais dos negros.

“Sejam como descentes daqueles que foram vítimas do tráfico em virtude do trabalho escravo ou, como migrantes, esses brasileiros constituem parte dos grupos mais pobres e marginalizados do país. Nosso objetivo é promover o respeito, a proteção e o cumprimento de todos os direitos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes”, defendeu Magali ao parabenizar o deputado Márcio Marinho pela iniciativa. “Dessa maneira o deputado incentiva todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais a realizarem ações para implementar essa década”, finalizou a assessora internacional da Seppir.

Saiba mais

A Década Internacional dos Afrodescendentes foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 1° de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024. Esse período é considerado como relevante tanto para os brasileiros como também para todo o mundo. O Brasil teve um papel fundamental em todo o processo de negociação que resultou na aprovação do documento. Com isso, os Estados membros da ONU podem reiterar a sua capacidade de pensar que a situação dos afrodescendentes no mundo pode ser diferente.

Texto: Ascom – Liderança do PRB, com informações da Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend