Márcio Marinho defende equilíbrio nas demarcação de terras indígenas

Márcio Marinho defende equilíbrio nas demarcação de terras indígenas

O deputado republicano lembrou que essa é uma discussão complexa e que os índios também devem ter os seus direitos garantidos pelo Governo

 

Brasília (DF) – Com o auditório Nereu Ramos lotado de pequenos, médios e grandes produtores, a Comissão de Agricultura da Câmara realizou audiência pública nesta quarta-feira (11) para discutir a demarcação de terras no Brasil. De acordo com o deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA), o governo precisa intervir para evitar que novos conflitos levem pequenos produtores a serem presos e nos casos mais extremos, mortos.

“O Governo não pode deixar a decisão de apontar quais são as terras indígenas, no Brasil, apenas aos técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), pois eles estão priorizando os índios em detrimento dos pequenos produtores que são, na maioria das vezes, herdeiros dessas terras. A situação no sul da Bahia é gravíssima. Já recebemos o apelo de diversos moradores que residem em propriedades apontadas como terra indígenas e sobrevivem da agricultura familiar há varias gerações. O que será feito com essas pessoas?”, questionou Marinho.

O deputado republicano lembrou que essa é uma discussão complexa e que os índios também devem ter os seus direitos garantidos pelo Governo. “Cada caso deve ser analisado com muita cautela para evitar injustiças. Somos favoráveis à realização de estudos profundos e imparciais que sejam a favor de decisões justas”, avaliou.

Durante a reunião ficou acertado que o comando da Comissão Especial instalada ontem (10) para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de novas terras indígenas, caberá ao PT. A presidência da comissão ficou, por acordo, com o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (PT-BA), e a relatoria com o peemedebista Osmar Serraglio (PMDB/PR).

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Jamile Cerqueira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest