Marinho cobra medidas eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti

Em discurso no Plenário da Casa, o republicano lamentou o número de casos confirmados pelo Ministério da Saúde

Publicado em 23/6/2016 - 00:00

Marinho cobra medidas eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti
Em discurso no Plenário da Casa, o republicano lamentou o número de casos confirmados pelo Ministério da Saúde

 

Brasília (DF) – A confirmação dos casos de microcefalia em estados do Nordeste levou o deputado Márcio Marinho (BA), líder do PRB na Câmara, a cobrar medidas eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Vírus Zika e de outras doenças. Em discurso no Plenário da Casa, o republicano lamentou o número de casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

“O Brasil já tem confirmados 1.581 casos de recém-nascidos portadores da doença. Foram 7.936 notificações, de 22 de outubro de 2015 a 11 de junho deste ano. Desse total, 3.047 casos ainda estão sendo investigados. É um número muito alto e algo precisa ser feito com urgência para evitar novos casos”, afirmou Marinho.

De acordo com o ministério, o Estado de Pernambuco tem o maior número de registros, com 366 casos, a Bahia, com 254, e a Paraíba, 139, sendo 317 notificações de mortes. Deste total, 73 óbitos foram confirmados por microcefalia e alterações do sistema nervoso central, 46 foram descartados e 198 continuam sob investigação. “Diante desse quadro está muito mais evidente a necessidade de medidas eficazes de controle do mosquito Aedes Aegypti”, afirmou o deputado.

Marinho lembra que é necessária uma maior responsabilização tanto dos órgãos de vigilância sanitária, quanto da população em geral. “Através da nossa falta de cuidado com o descarte de lixo estaremos promovendo uma verdadeira catástrofe. Porém, não é só a população. Se as prefeituras não fizerem a sua parte com a coleta de lixo regular, por exemplo, todo o esforço da população e dos órgãos de saúde estará comprometida”, alertou.

Fonte: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend