Márcio Marinho propõe debate sobre o esporte indígena no Brasil

Márcio Marinho propõe debate sobre o esporte indígena no Brasil

A ideia do debate surgiu após encontro entre Márcio Marinho e representantes indígenas de várias etnias, que reivindicaram a falta de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer tradicionais das etnias.

 

Brasília (DF) – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), requerimento do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), presidente do colegiado, que propõe a realização de audiência pública sobre o fomento do esporte indígena no Brasil.

Segundo o parlamentar do PRB, debater o esporte indígena é importante no momento em que o Brasil será o primeiro país a sediar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerá entre os dias 20 de outubro a 1º de novembro deste ano, em Palmas (TO). “Sempre que pensamos em algum tipo de competição desportiva, nos lembramos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. No entanto, não fazemos referência aos Jogos dos Povos Indígenas.marcio-marinho-prb-debate-jogos-indigenas-foto-ascom-25-06-15-01 Mesmo com a sua realização, nossos compatriotas se sentem desprezados no momento em que se discute um projeto de lei para o Sistema Nacional do Esporte e nada mais justo do que trazer esse tema de tanta relevância para a Comissão do Esporte”, destacou.

A ideia do debate surgiu após encontro entre Márcio Marinho e representantes indígenas de várias etnias, na presidência da Comissão do Esporte, durante a abertura do seminário “Sistema Nacional do Esporte em Construção – sistemas públicos nacionais e modelos esportivos internacionais”. O evento foi realizado, na última terça-feira (23), na Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, os indígenas reclamaram da falta de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer tradicionais das etnias. “Nossas competições não recebem apoio financeiro e nem tem divulgação”, lamentou o professor de educação física Antônio Souza Filho, índio da Etnia Tupiniquim.

marcio-marinho-prb-debate-jogos-indigenas-foto-ascom-25-06-15-02Márcio Marinho relata que o país tem um déficit muito grande quando o assunto é investimento e políticas públicas que contribuam para a fomentação de eventos esportivos indígenas. “Para tentar garantir o grau de importância social e cultural às tribos que tanto contribuem para a formação do povo brasileiro, a Comissão do Esporte vai debater o fomento do esporte indígena”, finalizou.

Texto: Luis Augusto / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto 01: Roberto Ribeiro  | Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest