Márcio Marinho propõe debate sobre o esporte indígena no Brasil

Márcio Marinho propõe debate sobre o esporte indígena no Brasil

A ideia do debate surgiu após encontro entre Márcio Marinho e representantes indígenas de várias etnias, que reivindicaram a falta de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer tradicionais das etnias.

 

Brasília (DF) – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), requerimento do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), presidente do colegiado, que propõe a realização de audiência pública sobre o fomento do esporte indígena no Brasil.

Segundo o parlamentar do PRB, debater o esporte indígena é importante no momento em que o Brasil será o primeiro país a sediar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerá entre os dias 20 de outubro a 1º de novembro deste ano, em Palmas (TO). “Sempre que pensamos em algum tipo de competição desportiva, nos lembramos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. No entanto, não fazemos referência aos Jogos dos Povos Indígenas.marcio-marinho-prb-debate-jogos-indigenas-foto-ascom-25-06-15-01 Mesmo com a sua realização, nossos compatriotas se sentem desprezados no momento em que se discute um projeto de lei para o Sistema Nacional do Esporte e nada mais justo do que trazer esse tema de tanta relevância para a Comissão do Esporte”, destacou.

A ideia do debate surgiu após encontro entre Márcio Marinho e representantes indígenas de várias etnias, na presidência da Comissão do Esporte, durante a abertura do seminário “Sistema Nacional do Esporte em Construção – sistemas públicos nacionais e modelos esportivos internacionais”. O evento foi realizado, na última terça-feira (23), na Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, os indígenas reclamaram da falta de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer tradicionais das etnias. “Nossas competições não recebem apoio financeiro e nem tem divulgação”, lamentou o professor de educação física Antônio Souza Filho, índio da Etnia Tupiniquim.

marcio-marinho-prb-debate-jogos-indigenas-foto-ascom-25-06-15-02Márcio Marinho relata que o país tem um déficit muito grande quando o assunto é investimento e políticas públicas que contribuam para a fomentação de eventos esportivos indígenas. “Para tentar garantir o grau de importância social e cultural às tribos que tanto contribuem para a formação do povo brasileiro, a Comissão do Esporte vai debater o fomento do esporte indígena”, finalizou.

Texto: Luis Augusto / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto 01: Roberto Ribeiro  | Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest