Márcio Marinho promove seminário para debater o esporte no Brasil

Márcio Marinho promove seminário para debater o esporte no Brasil

Evento foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – Em parceria com o Ministério do Esporte, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) realizou o seminário “O Sistema Nacional do Esporte em construção – sistemas públicos nacionais e modelos esportivos internacionais”, nesta terça-feira (23), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento faz parte de agenda da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto e tem o intuito de definir as diretrizes para a elaboração de um projeto de lei que vai compor o Plano Nacional do Esporte.

marcio-marinho-prb-seminario-esporte-24-06-15-foto2-douglas-gomes“Não podemos pensar apenas nos megaeventos como copas, olimpíadas ou paralimpíadas. Nossa proposta é levar o esporte para as escolas municipais e estaduais como instrumento de inclusão social”, disse o republicano, que é presidente da Comissão do Esporte na Câmara.

O encontro reuniu representantes dos ministérios da Educação, da Cultura, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Os palestrantes trocaram experiências sobre a construção de planos nacionais na gestão federal em conjunto com as administrações estaduais e municipais.

Representando a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Quito enfatizou a estratégia de buscar soluções para os problemas que os municípios e estados enfrentavam no âmbito da saúde. Para ele, é preciso buscar soluções estratégicas em nível local. “São nas comunidades que as pessoas conhecem os problemas. O trabalho das igrejas, das escolas e dos líderes comunitários são imprescindíveis para promover a integralidade e providenciar ações”, defendeu Quito.

Também foram discutidos os sistemas esportivos internacionais, com a presença de professores pesquisadores do tema em países como Rússia, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. O professor-doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antônio Carlos Gomes, falou sobre a educação esportiva na Rússia. “O país-sede da ex-união Soviética encara o esporte como meio educativo. Os horários de trabalho ou estudo são planejados de modo a facilitar e influenciar o acesso de toda população à prática esportiva. É uma estratégia de manter a saúde física e a qualidade de vida”. Segundo Gomes, o esporte na Rússia é visto como “direitos das pessoas e dever do Estado”.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB 
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest