Marcelo Squassoni recebe homenagem da Embaixada do Canadá

Em celebração aos 150 anos da Confederação do Canadá, parlamentar foi reconhecido pelo seu trabalho à frente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá

Publicado em 10/7/2017 - 00:00

Em celebração aos 150 anos da Confederação do Canadá, parlamentar foi reconhecido pelo seu trabalho à frente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá

Brasília (DF) – O Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, fez uma homenagem especial ao deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP), durante o jantar comemorativo aos 150 anos da Confederação do Canadá, no último dia 5, em Brasília. Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá na Câmara dos Deputados, Squassoni foi lembrado pelo significativo empenho na intensificação das relações bilaterais entre os dois países.

Na ocasião, Savone citou os esforços de Squassoni em incentivar o estreitamento dos laços políticos, econômicos e culturais com o país da América do Norte. “Estamos condecorando 50 indivíduos que têm contribuído de forma significativa para o avanço das relações bilaterais e de valores canadenses no Brasil. O primeiro é para o deputado Marcelo Squassoni. O Canadá e o Brasil são parceiros em diversas áreas na diplomacia, e a diplomacia parlamentar não poderia ficar de fora”, discursou o Embaixador.

À frente do Grupo de Amizade desde 2015, Squassoni salientou que o Brasil tem muito a aprender com o Canadá. “É um país de grandeza territorial, como o Brasil, com uma economia pujante e baixíssimos índices de violência. Certamente, um excelente modelo para nós”, frisou o parlamentar.

Avanço

Um dos resultados das articulações de Squassoni no Grupo de Amizade foi a recente suspensão da exigência de visto para brasileiros que desejam entrar no país. A medida entrou em vigor em 1º de maio e atende, inicialmente, cidadãos brasileiros que já tiveram visto canadense emitido nos últimos dez anos ou que possuem visto americano de não-imigrante válido.

Brasileiros que possuem tais requisitos devem solicitar, ao invés do visto, apenas uma Autorização Eletrônica de Viagem. O processo de solicitação é rápido, simples e de baixo custo.

Panorama 

Nos últimos anos, as relações comerciais entre o Canadá e o Brasil apresentaram crescimento significativo. Desde 2009, o comércio bilateral cresceu mais de 35%, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações deste país.

Em 2015, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil,  fazendo do país sul-americano a sua 15ª maior fonte de importações globais. Enquanto isso, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4% no mesmo período, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend