Eduardo Lopes defende construção de hotéis na região de Joá

Plenário do Senado

O senador disse que a Câmara de Vereadores do município aprovou, em dezembro de 2010, a autorização para a construção de hotéis na estrada do Joá

Brasília (DF) – Em discurso no plenário do Senado Federal, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) manifestou preocupação com a demora na construção de hotéis na região do Joá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O senador explicou que a região do Joá, que reúne uma estrada à beira-mar e a encosta da Joatinga, é o segundo bairro menos populoso da cidade, com pouco mais de 800 moradores, que vem atraindo o interesse de artistas e personalidades.

O senador disse que a Câmara de Vereadores do município aprovou, em dezembro de 2010, a autorização para a construção de hotéis na estrada do Joá, com o objetivo de diminuir o déficit hoteleiro, prevendo a demanda por conta da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. Ele explicou que se trata de uma excepcionalidade, como é o caso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que flexibiliza as regras de licitação.

No entanto, informou o senador, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem mostrando contrariedade com os projetos de construção na região do Joá, apesar de os empreendimentos já terem as licenças ambientais e as autorizações da prefeitura. Segundo Eduardo Lopes, o órgão “vem andando na contramão” do interesse do legislador e do interesse público. “A Câmara aprovou a lei, foram atraídos investidores e, hoje, eles estão esbarrando na inflexibilidade do Iphan”, declarou.

O senador informou que há quase cinco meses solicitou um encontro do Iphan com a associação de moradores do Joá e com os investidores, mas ainda não conseguiu a reunião porque não houve resposta do instituto. Ele disse que também não tem conseguido agendar um encontro na Secretaria de Urbanismo do Rio de Janeiro.

O senador pediu que os ministros da Cidade, Aguinaldo Ribeiro, do Esporte, Aldo Rebelo, de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Turismo, Marta Suplicy, ajudem na situação. Segundo Lopes, com a falta de definição da construção de hotéis, algumas regiões do Joá já registraram invasões irregulares.

“É justo o pleito, que não é somente dos moradores ou dos construtores, mas de todos nós que queremos um Rio de Janeiro melhor. O tempo está passando e é preciso iniciar as construções com urgência”, afirmou o senador.

Fonte: Agência Câmara Notícias
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Lia de Paula

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest