“Logo, logo Atibaia receberá o título de Capital Nacional do Morango”, garante Roberto Alves

Projeto de autoria do republicano foi aprovado por unanimidade na Comissão de Cultura e está em tramitação na CCJ

Publicado em 31/8/2016 - 00:00

“Logo, logo Atibaia receberá o título de Capital Nacional do Morango”, garante Roberto Alves
“Trata-se, portanto, além de merecida homenagem, de estímulo à economia da região, em benefício não só dos atibaianos, mas também de seus vizinhos”, conclui o deputado

 

Brasília (DF) – Deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), autor do Projeto de Lei (895/2015) que confere ao município de Atibaia, em São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango, usou a tribuna do plenário para divulgar o andamento da proposta.

“Já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Cultura e encontra-se agora em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como essa proposição está sujeita à apreciação conclusiva das Comissões, espero que brevemente seja transformada em Lei, para que Atibaia receba assim o devido reconhecimento por seu pioneirismo na implantação e desenvolvimento da cultura do morango em nosso País”, afirma o parlamentar.

Situado a pouco mais de 60 quilômetros da capital do Estado, o município tem suas origens ligadas às atividades dos bandeirantes durante o período colonial, abrigando atualmente cerca de 135 mil habitantes. Destaca-se pelas belezas naturais e fazendas históricas, bem como pelos locais adequados à prática do turismo ecológico. Mas o maior destaque é, sem dúvida, o fato de, graças ao solo fértil e ao clima favorável, ter-se convertido em importante polo produtor de morangos, a partir de década de 1950.

Desde então, Atibaia passou a ser referência nessa cultura, condição atestada mais recentemente pelo certificado Produção Integrada de Morangos, conferido aos produtores locais pelo Inmetro em parceria com o Ministério da Agricultura. “É como se fosse um selo de qualidade, para evidenciar que os morangos da região são produzidos de forma sustentável, com menor utilização de agrotóxicos, ou seja, com redução do impacto ambiental, acréscimo de segurança para o trabalhador rural e garantia de frutos saudáveis para o consumidor”, acrescenta Alves.

O município também se distingue pela produção de mudas de morangueiros, sendo um dos maiores produtores do País, de acordo com o Registro Nacional de Sementes e Mudas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A concessão do título de Capital Nacional do Morango a Atibaia contribuirá para a divulgação ainda maior dessa fruta e, em consequência, para o aumento de sua produção, a atração de investimentos e a geração de empregos no setor. Trata-se, portanto, além de merecida homenagem, de estímulo à economia da região, em benefício não só dos atibaianos, mas também de seus vizinhos”, conclui o deputado.

Festividades

Para celebrar os bons resultados do trabalho de sua gente, Atibaia promove anualmente dois tradicionais eventos: a Festa das Flores e do Morango de Atibaia, que esse ano está na sua 36ª edição do dia 2 a 25 de setembro, e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que tiveram início ainda na década de 1980. Essas festividades, que atraem pessoas de diversas cidades, oferecem ao público a oportunidade de aprender mais sobre a fruta, bem como de apreciar várias iguarias que a utilizam como matéria-prima.

Serviço

36ª Festa das Flores e do Morango de Atibaia
Data: 2 a 25 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Av. Horácio Neto, 1030. Pq. Edmundo Zanoni – Atibaia – SP
Mais informações: 0800 555 979
http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/

Texto: Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend