Líder do PRB na reunião sobre novo pacto federativo

14_03_13_destaque03_mg_george_hilton_novo_pacto_federativo

Hilton ficou satisfeito com a perspectiva de haver um encontro com os prefeitos, que, para ele, são vítimas do modelo atual

Brasília (DF) – O deputado federal George Hilton (PRB-MG) participou, como líder do PRB, da reunião entre os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, com 23 governadores e demais líderes partidários do Congresso. No encontro, foi produzida uma pauta legislativa de quatro itens que vão orientar a reforma do pacto federativo de modo a fortalecer as receitas de estados e municípios. “Devemos buscar o consenso, respeitando as especificidades de cada estado, sem esquecer o laço irrompível da federação”, destacou o parlamentar republicano.

Os itens acordados foram à renegociação das dívidas de estados e municípios com a União; a obrigatoriedade de que novas despesas venham acompanhadas de fontes de financiamento; a extinção do pagamento do Pasep para a União; e a inclusão da arrecadação da Cofins e da CSLL na base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Não há prazo para que essas propostas sejam votadas, mas ficou acertado que a Consultoria Legislativa da Câmara vai realizar um levantamento para avaliar se as mudanças já são temas de projetos que tramitam no Congresso Nacional. Depois do estudo, uma comissão de deputados e senadores vai acompanhar a tramitação das propostas em cada Casa do Legislativo. À reunião com os governadores deve ser seguida por um evento similar com os prefeitos das capitais, provavelmente no próximo dia 20.

O líder do PRB ficou satisfeito com a perspectiva de haver um encontro com os prefeitos, que, para ele, são vítimas do modelo atual. “A distribuição das riquezas produzidas nesta Nação rica é o grande desafio, que esbarra na concentração de impostos para a União, asfixiando os Estados. Estes, por sua vez, sufocam os municípios que empobrecem gerando um grande passivo social e econômico. As 27 unidades federativas terão que gastar muita saliva ainda, pois está muito longe de uma solução federativa”, afirmou Hilton, ao final do evento.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Agência Câmara Notícias
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest