Licenciamento anual de veículos poderá ser feito pela internet

Licenciamento anual de veículos poderá ser feito pela internet

CCJ do Senado aprovou relatoria de Marcelo Crivella ao PLC 140/2015

 

Brasília (DF) – Aprovado nesta quarta-feira (1º), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o relatório favorável do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC 140/2015), que permite o licenciamento anual de veículos feito pela internet, sem necessidade de vistoria. O objetivo do projeto é unificar o procedimento de licenciamento instituído pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Mesmo sem uma previsão legal, hoje alguns estados cobram taxas de vistoria anual, e ainda mais grave, alguns dos estados sequer realizam qualquer serviço que caracterize uma vistoria técnica”, destacou o senador em sua análise.

O proprietário do veículo fará o licenciamento eletrônico cadastrando os dados necessários no site do órgão estadual de trânsito. A proposta diz que o proprietário será responsável pelas informações prestadas.

Crivella afirma, ainda, que o certificado de licenciamento anual será enviado pelos Correios, mediante o pagamento das despesas de postagem pelo proprietário.

Segundo Crivella, atualmente, alguns estados exigem vistoria e cobram taxas para realização do serviço, enquanto outros não fazem a exigência. “No Estado do Rio de Janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito exige vistoria anual para todos veículos com mais de três anos, sendo o Estado onde há a maior quantidade de veículos submetidos à vistoria. Por falta de previsão em lei para a vistoria anual, sequer há resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que a exija”, afirmou o senador.

“Uma vez aprovado o projeto, deixará de existir a injustificada diferença de tratamento a que os proprietários de veículos são submetidos nos diferentes estados brasileiros”, conclui o republicano.

O projeto segue para o Plenário do Senado.

Texto e foto: Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest