Licenciamento anual de veículos poderá ser feito pela internet

Licenciamento anual de veículos poderá ser feito pela internet

CCJ do Senado aprovou relatoria de Marcelo Crivella ao PLC 140/2015

 

Brasília (DF) – Aprovado nesta quarta-feira (1º), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o relatório favorável do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC 140/2015), que permite o licenciamento anual de veículos feito pela internet, sem necessidade de vistoria. O objetivo do projeto é unificar o procedimento de licenciamento instituído pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Mesmo sem uma previsão legal, hoje alguns estados cobram taxas de vistoria anual, e ainda mais grave, alguns dos estados sequer realizam qualquer serviço que caracterize uma vistoria técnica”, destacou o senador em sua análise.

O proprietário do veículo fará o licenciamento eletrônico cadastrando os dados necessários no site do órgão estadual de trânsito. A proposta diz que o proprietário será responsável pelas informações prestadas.

Crivella afirma, ainda, que o certificado de licenciamento anual será enviado pelos Correios, mediante o pagamento das despesas de postagem pelo proprietário.

Segundo Crivella, atualmente, alguns estados exigem vistoria e cobram taxas para realização do serviço, enquanto outros não fazem a exigência. “No Estado do Rio de Janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito exige vistoria anual para todos veículos com mais de três anos, sendo o Estado onde há a maior quantidade de veículos submetidos à vistoria. Por falta de previsão em lei para a vistoria anual, sequer há resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que a exija”, afirmou o senador.

“Uma vez aprovado o projeto, deixará de existir a injustificada diferença de tratamento a que os proprietários de veículos são submetidos nos diferentes estados brasileiros”, conclui o republicano.

O projeto segue para o Plenário do Senado.

Texto e foto: Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!