Rosangela Gomes debate lei de cotas para estudantes de escolas técnicas no RJ

15_2_13_destaque04_rj_lei_de_cotas_para_estudantes_de_escolas_tecnicas

“As cotas significam uma das únicas políticas eficazes que dá a nós, negros e negras, a oportunidade de igualdade em qualquer processo”, disse Rosangela

Rio de Janeiro (RJ) – Entraram em discussão, na Alerj, propostas do governo que tratam sobre o sistema de cotas em escolas técnicas do Estado do Rio de Janeiro e também para o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silva – CAP – UERJ, que reservam 20% das vagas para negros, índios e pardos, além de mais 20% para pessoas que estudaram integralmente em rede de ensino de escola pública, totalizando assim a reserva 40% das vagas para cotistas.

A lei que está em vigor reserva vagas somente para estudantes de ensino superior e candidatos de concursos públicos, porém com a aprovação desta, ela passará a vigorar para o determinado grupo para cursar também o ensino médio em escolas técnicas.

Com o propósito de também mostrar sua ideia e seu pensamento a respeito do assunto, a deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ), contestou. “Não posso esquecer meu passado, ninguém pode negar a história que a nós, negros, foi escrita com sangue, desigualdade e injustiça. As cotas significam uma das únicas políticas eficazes que dá a nós, negros e negras, a oportunidade de igualdade em qualquer processo”, disse.

Nas últimas semanas, a população pode acompanhar nas mídias alguns casos extremos e abertos do preconceito racial que infelizmente ainda existe no Brasil. Os casos em específicos noticiados tratam de duas crianças, uma de 07 e outra de 11 anos, com histórias de vida totalmente diferentes, mas que, no final das contas, igualam-se por conta do preconceito. O fato aconteceu em bairros nobres do Rio de Janeiro e que só nos confirma que o preconceito no Brasil ainda tem muita força.

O projeto agora segue para emendas para posteriormente receber votação aberta dos deputados em sessão na Casa Legislativa. “Infelizmente o preconceito é algo que ainda está incutido nas pessoas e devemos sim fazer todo o possível para mudar essa situação”, finalizou a deputada republicana.

Fonte: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest